Mundo

Paschal Donohoe é o novo presidente do Eurogrupo

O ministro irlandês das Finanças foi o nome mais votado para suceder a Mário Centeno na liderança do Eurogrupo, 'destronando' os adversários espanhol e o luxemburguês, Nadia Calviño e Pierre Gramegna, respectivamente.

Paschal Donohoe liderará os comandos do Eurogrupo durante os próximos dois anos e meio
Fotografia: DR

Depois de os três candidatos terem feito curtas intervenções, numa reunião à distância devido às restrições relacionadas com a pandemia de Covid-19, teve início a votação (secreta e electrónica), tendo o ministro irlandês obtido - só à segunda volta e depois de afastada a candidatura do luxemburguês (o candidato menos votado) - uma maioria simples, ou seja, os votos de pelo menos 10 dos 19 países da zona euro.

Foi o próprio Mário Centeno quem deu a informação no tweet em que dá os parabéns ao sucessor. "Parabéns ao novo presidente do Eurogrupo", pode ler-se na imagem partilhada pelo português.

O novo presidente do Eurogrupo assume oficialmente funções na próxima segunda-feira (13 de Julho), um dia depois de terminar o mandato de Mário Centeno. Paschal Donohoe liderará os comandos do Eurogrupo durante os próximos dois anos e meio, ou seja, até final de 2022.

 

Tempo

Multimédia