Mundo

Rei Mswati III promete executar objectivos

O Rei Mswati III da Swazilândia anunciou quinta-feira, em Nova Iorque, o compromisso do seu país de executar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODD), noticiaram meios de comunicação social.

Rei Mswati III defende desenvolvimento sustentável
Fotografia: Jewel Samad| AFP


Ao intervir na 72ª da Assembleia-Geral das Nações Unidas, o monarca chamou a atenção sobre iniciativas nacionais no sentido de realizar os objectivos mundiais através da sensibilização, das consultas e da educação a todos os níveis das populações.
“Integramos igualmente os objectivos na Estratégia Nacional de Desenvolvimento, que foi actualizada para compreendermos as suas relações com os ODD e a Agenda 2063 da União Africana (UA)”, disse o Rei swazi aos líderes do planeta presentes neste fórum em Nova Iorque, a sede das Nações Unidas.
No seu discurso, o Rei Mswati III sublinhou igualmente a urgência de se responder aos desafios da mudança climática, cujo impacto se traduz no aparecimento de secas severas, de um novo tipo de peste, mas também de tufões, inundações e cheias lamacentas.
“Exortamos os doadores de fundos e todas as nações a respeitarem não apenas a sua promessa relativa ao Fundo Verde , mas também para adoptarem políticas destinadas a encontrar um justo equilíbrio entre a produção de produtos essenciais e a viabilidade do ambiente para proteger e preservar o mundo para gerações vindouras”, defendeu.
O líder swazi fez igualmente um balanço do desenvolvimento social no seu país, realçando progressos obtidos na luta contra a pobreza, fome doença, e na melhoria das condições de vida das populações. Sublinhou também a importância de se desenvolver uma cooperação Sul-Sul, mas igualmente o reforço das capacidades, o angariamento dos recursos e a transferência de tecnologia a fim de ajudar os países de rendimento médio e os menos desenvolvidos.

Tempo

Multimédia