Mundo

Reino Unido prepara a transição pós-”Brexit

O Reino Unido anunciou, ontem, um pacote de 768 milhões de euros destinado ao reforço das fronteiras para preparar o processo de transição pós-”Brexit” até ao fim do ano.

Reino Unido prepara a transição
Fotografia: DR

Num artigo publicado no “Sunday Telegraph”, o ministro de Estado, Michael Gove, referiu que este montante vai permitir assegurar que “as novas fronteiras” do país fiquem prontas para o controlo do Reino Unido.

Questionado, ontem, pela Sky News, o governante afirmou que o controlo de fronteiras arranca em 1 de Janeiro de 2021, após o fim do período de transição, iniciado em 31 de Janeiro passado, para permitir aos dois parceiros negociar as relações após o “Brexit” (saída da União Europeia).

O investimento, que inclui despesas para contratação de cerca de 500 agentes da Polícia para as fronteiras e infra-estruturas, vai tornar as fronteiras inglesas “as mais eficazes do mundo até 2025”, afirmou Michael Gove. “Quer Londres e Bruxelas cheguem ou não a acordo sobre a sua relação pós-”Brexit”, estaremos fora do mercado comum e da união aduaneira”, sublinhou.

Uma nova ronda de negociações com a União Europeia deve começar em 20 de Julho em Londres. À BBC, Michael Gove falou de “progresso”, apesar das “divisões” que restam, explicando que está “optimista” sem estar “excessivamente entusiasmado”.

Tempo

Multimédia