Mundo

Trabalhistas rejeitam nova proposta de acordo de May

O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, disse que não vai apoiar a nova proposta de acordo para o “Brexit” apresentada ontem pela Primeira-Ministra britânica, Theresa May.

Fotografia: DR

Jeremy Corbyn disse que a nova proposta apresenta-da por Theresa May para um acordo de saída da União Europeia é apenas “uma repetição da posição do Governo”, pelo que não poderá apoiar esta solução.
O líder da oposição já na semana passada tinha abandonado a mesa de negociações com os conservadores e confirmou ontem não acreditar que May tenha uma solução para o impasse político que tem impedido o Reino Unido de cumprir a decisão do referendo de 2016, que determinou a saída da União Europeia.
Ainda assim, Corbyn aceitou “olhar seriamente para os pormenores do projecto de acordo de retirada, quando ele for publicado”, mas reiterando que nunca aceitará “apoiar uma versão reaproveitada do antigo acordo”. Theresa May apresentou ontem uma nova proposta para um acordo do Brexit, que levará ao Parlamento no próximo dia 3 de Junho, mas precisa de uma maioria de deputados conservadores e trabalhistas para atingir o objectivo. Poucos minutos após Theresa May ter apresentado a sua nova proposta, também no Partido Conservador, vários deputados começaram a revelar-se cépticos sobre a tentativa de solução para um acordo do “Brexit”.

Tempo

Multimédia