Mundo

Trump pondera realizar teste nuclear

A Administração Trump tem discutido a possibilidade de realizar o primeiro teste nuclear desde 1992, como forma de pressionar a Rússia e a China.

Fotografia: DR

De acordo com o jornal “Washington Post”, a discussão da possibilidade de realizar um teste nuclear ocorreu durante uma reunião do Executivo de Donald Trump, realizada no dia 15. A concretizar-se representaria uma ruptura da política de defesa seguida pelos EUA.


Depois do teste realizado em 1992, o Presidente George Bush declarou uma moratória. A reunião terminou sem uma decisão, e as fontes ouvidas pelo jornal divergem sobre o futuro das discussões. Washington alega, sem fornecer provas, que Moscovo e Pequim realizaram testes nucleares secretos. Moscovo e Pequim negaram.

Para o alto funcionário da Administração citado pelo “Washington Post”, os EUA são capazes de realizar um teste “rapidamente” e seria uma táctica de negociação útil no momento em que Washington tenta avançar com um acordo tripartido com a Rússia e a China sobre armas nucleares.

Tempo

Multimédia