Mundo

Tshisekedi pede um novo adiamento da eleição para governador de Sankuru

O Presidente Félix Tshisekedi pediu ontem à Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) o adiamento da eleição do governador da província de Sankuru, prevista para domingo e onde o antigo porta-voz de Joseph Kabila, Lambert Mende, era o único candidato.

Presidente Félix Tshisekedi
Fotografia: DR

Se a CENI aceitar o pedido do Presidente da República, será a quarta vez esta eleição será adiada, o que poderá deixar de ser um problema judicial para se tornar num assunto de Estado. Os anteriores adiamentos desta eleição ficaram-se a dever às mesmas razões agora apontadas pelo Presidente Tshisekedi: Lambert Mende é inelegível por se tratar de um cidadão estrangeiro. O candidato tem outra visão do problema, alegando que tem todos os documentos congoleses em dia e sublinha que existe uma cabala política para impedir a sua eleição, montada por se tratar de uma personalidade afecta a Joseph Kabila.

A eleição do governador de Sankuru esteve marcada para os dias 10, 13 e 15 de Abril, prevendo-se agora que se efectue no domingo, caso a CENI não atenda o pedido apresentado por Félix Tshisekedi.

Tempo

Multimédia