Mundo

Venezuelanos vão escolher governadores em Outubro

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela informou segunda-feira que as eleições para governadores acontecem no próximo dia 15 de Outubro e que a campanha dos candidatos inicia em 23 de Setembro e termina na noite de 12 de Outubro.

Eleitores são chamados para o exercício do voto
Fotografia: Federico Parra | AFP

“As eleições de governadores e governadores-adjuntos acontecem no domingo, 15 de Outubro, tal como foi aprovado pelo Conselho Nacional Eleitoral, cuja convocação, bem como o cronograma de actividades, está à disposição a partir de hoje (terça-feira)”, anunciou o CNE num comunicado divulgado no seu site.
Além disso, o órgão indicou que durante o período que se estipulou para a campanha dos candidatos também será realizada uma “feira eleitoral” para “praticar o voto.”
Nestas eleições estão convocados a participar 18.094.065 eleitores inscritos nos Cadernos Eleitorais e que devem votar em 23 dos 24 estados do país onde se pode escolher governadores, pois no Distrito da Capital há um regime especial do governo “que não contempla a eleição de governador”.
O CNE apontou que as auditorias do software das máquinas de votação prosseguem até amanhã “com a participação dos representantes técnicos das organizações com fins políticos que participam nestas eleições”.
O Poder Eleitoral explicou que esta auditoria tem como objectivo constatar que a programação da máquina de votação corresponde com a função que deve cumprir no dia da eleição. As eleições de governadores deveriam ter sido realizadas em Dezembro de 2016, mas foram adiadas em duas ocasiões pelas autoridades. A data exacta das eleições de governadores é anunciada um mês depois da Assembleia Nacional Constituinte (ANC) decidir que as eleições deveriam acontecer em Outubro. A Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela inicia esta semana a instalação das comissões de trabalho da Carta Magna.

Tempo

Multimédia