Mundo

Wall Street segue em queda após declarações de Powell

A bolsa de Nova Iorque iniciou hoje (13) a sessão em baixa, depois dos alertas do presidente da Reserva Federal sobre os efeitos económicos da pandemia de covid-19 e a necessidade de medidas para os contrariar.

Fotografia: DR

O índice Dow Jones descia 0,89 por cento para 23.555,29 pontos e o Nasdaq recuava 0,04 por cento para 8.998,65 pontos. O índice alargado S&P 500 baixava 0,95% e estava em 2.842,59 pontos.


Os estragos causados pela pandemia de covid-19 na economia norte-americana podem durar algum tempo, alertou hoje o presidente do banco central norte-americano, defendendo que são necessários programas de ajuda para evitar uma recessão profunda.


"Um apoio orçamental suplementar pode ter custos, mas vale a pena se permitir evitar danos económicos a longo prazo e permitir uma retoma mais forte", declarou Jerome Powell, ao discursar num debate em que participou por videoconferência.

/>Até agora, o Congresso aprovou um apoio orçamental de 2,9 biliões de dólares às famílias, às empresas, aos prestadores de cuidados de saúde e às autoridades estaduais norte-americanas, "o que representa cerca de 14 por cento do Produto Interno Bruto (PIB)", lembrou.


Powell defendeu, no entanto, que podem ser necessárias mais ajudas para contrariar o impacto da pandemia de covid-19, depois de considerar que "a recuperação pode demorar algum tempo, antes de acelerar".


Na terça-feira, a bolsa nova-iorquina encerrou em baixa. O índice Dow Jones Industrial Average recuou 1,89 por cento e o tecnológico Nasdaq perdeu 2,06 por cento.

Tempo

Multimédia