Opinião

A palavra do directorver todas

43 anos mais tarde

43 anos mais tarde

Sobre o início da Luta Armada de Libertação Nacional decorreram mais de 57 anos. Já a proclamação da Independência Nacional, consequência directa do acto heróico iniciado a 4 de Fevereiro de 1961, aconteceu há 43, evento cujo simbolismo Agostinho Neto eternizou para o mundo naquela madrugada de 11 de Novembro. As motivações por detrás da acção dos combatentes angolanos são conhecidas, embora seja sempre importante lembrá-las, quer para avivar memórias, quer para delas dar conta a quem as desconhece.

País real

País real

O país real mostra-se a cada dia de forma e maneira diferentes para cada cidadão, com reacções que vão desde a incredulidade à esperança, com respigos do afropessimismo pelo meio. Para a maioria custa acreditar que se tenham desperdiçado tantos recursos que bem aplicados poderiam proporcionar melhores condições de vida  a todos e, ainda por cima, que muitos dos responsáveis pelos descaminhos continuem aí, impávidos e serenos, a esbanjar soberba e a ostentar riqueza injustificada.

Selfie e exibição

Selfie e exibição

Os números são aterradores: até hoje, cerca de 260 pessoas morreram a tirar selfies, ou seja, a fazer fotografias de si mesmas. O estudo que destapa a macabra estatística baseia-se em casos noticiados na Media. A vítima mais recente de que se tem conhecimento é uma jovem portuguesa, que, há cerca de três semanas, caiu de um 27º andar, na Cidade do Panamá, quando se preparava para reproduzir mais uma imagem dela própria, para que as redes sociais se ocupassem, depois, de a viralizar.

Citaçõesver todas

Sendo o sector privado, também na educação e ensino, um importante parceiro do Estado, o objectivo não é o de encerrar simplesmente, mas o de aproveitar ao máximo as que têm condições de ministrar os cursos por si solicitados
João Lourenço - Presidente da República 
 
   

Queremos levar a música a outros patamares. O mercado musical em Angola está a crescer e exige um outro nível de qualidade.
E a qualidade da música não está apenas na sonoridade.
Está também na harmonização dos conteúdos, ou seja, das letras

Emerson Raposo - Empresário   


“Entre 2020 e 2021, a Sonangol vai ser diferente, com uma estrutura mais pequena e mais ágil, com actividades e poder descentralizado mais veloz em termos de tomada de decisão
Carlos Saturnino - Presidente do Conselho de Administração da Sonangol   

Estamos a apostar não tanto nas unidades de cinco estrelas, porque Luanda já tem que chegue, temos de incentivar um turismo de alto nível e de eventos e negócios, mas o que vai dar mobilidade e maior força ao turismo são os “lodges”
e os “resorts”, que podem permitir um maior fluxo da classe média, que é o que vai dar suporte à indústria do turismo em Angola

Ângela Bragança - Ministra da Hotelaria e Turismo

“A sobrevivência da Sonangol obriga a reestruturações, porque temos participações completamente díspares em várias concessões. Desde 2016, a Sonangol deixou de cumprir as suas obrigações financeiras em vários blocos”
Carlos Saturnino - Presidente do Conselho de Administração da Sonangol


Hoje considera-se que é ao nível dos contratos públicos que há o cometimento generalizado de irregularidades e muitas delas associadas à corrupção e infracções conexas”
Roberta Malaquias - Directora do Serviço de Contratação Pública


Estamos a apostar não tanto nas unidades de cinco estrelas, porque Luanda já tem que chegue, temos de incentivar um turismo de alto nível e de eventos e negócios, mas o que vai dar mobilidade e maior força ao turismo são os 'lodges' e os 'resorts'(...)"
Ângela Bragança - Ministra do Turismo


“É de considerável importância que os políticos honrem os seus compromissos ou que não os façam de todo. Lamentavelmente, este não é o caso, por isso, de acordo com as regras e procedimentos do Partido Conservador e do Comité 1922 esta é uma carta formal a pedir uma moção de censura à líder do partido, Theresa May”
Jacob Rees-Mogg - Deputado conservador


“Não obstante  as incertezas e riscos  associados à grande volatilidade do preço do petróleo no mercado internacional, as perspectivas do crescimento económico  para o próximo ano  são mais favoráveis.”
Manuel Nunes Júnior | Provedora de Ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social

“Os Estados devem ter leis  que permitam  uma melhor organização e funcionamento  das congregações religiosas.”
Cardeal Filoni | Prefeito da Congregação  para a Evangelização  dos Povos da Igreja Católica, em declarações à imprensa, no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço

“Esta é uma Conferência Episcopal (de Angola e S. Tomé) onde temos uma igreja  jovem muito  empenhada em todos os aspectos, particularmente  religiosos, sem marginalizar a educação, cultura e saúde.”
Idem

“Não queremos desafiar as autoridades. Queremos que tratem da nossa legalização. Não estamos a pedir muito, pois, é  daí (do comércio) onde sai o sustento das nossas famílias.”
Morais Cassua | Comerciante  da  antiga Praça dos “Correios

“Nunca fomos uma ameaça  para a Europa. A Europa tem o direito de definir a sua própria  política estrangeira e de defesa.”
Hua Chunying | Porta-voz da diplomacia chinesa

“Em nomedo Governo dos Estados Unidos da América, envio uma calorosa felicitação ao povo de Angola pela celebração de 43 anos de Independência, em 11 de Novembro”
Mike Pompeo | Secretário de Estado norte-americano

“É necessário que o nosso país seja dotado destas facilidades de construção e reparação naval. Hoje temos ainda dificuldades, pois as embarcações são feitas fora do país”
Vitória de Barros Neto | Ministra das Pescas

“Um trabalhador diabético contribui para a redução da produtividade nacional,  aumenta os gastos na família e sacrifica uma série de anteriores prioridades”
João Pascoal | Especialista em Medicina Interna e director da área científica do Hospital Américo Boavida

“Pedimos uma ordem imediata para que a acreditação seja devolvida imediatamente a Jim (Acosta). Apesar de este processo estar ligado à CNN e a Jim Acosta, podia ter acontecido com qualquer um. Se não for contestada, esta decisão da Casa Branca pode criar um ambiente de medo para aqueles que cobrem a Casa Branca” 
Nota da cadeia de televisão CNN, exigindo a reposição da acreditação do seu correspondente junto da Casa Branca 

Colunas

Mundo Africanover todas

Renamo volta a esticar a corda

Roger Godwin |

Ler mais

Nos tempos que corremver todas

“Redimidos” alemães na lógica americana das migrações

Luis Alberto Ferreira |*

Ler mais

As Subesferasver todas

Contra-cultura e contra-informação no caos argentário

Luis Alberto Ferreira

Ler mais

Crónicas à Média Luzver todas

Uma conferência em Berlim

Artur Queiroz

Ler mais

Mundo Árabever todas

Víctor Jara e

Luis Alberto Ferreira |

Ler mais

Observatório do Balãover todas

Impulsos patrióticos

Arnaldo Santos

Ler mais

Nova Ordem Internacionalver todas

O estado do Estado

José Goulão

Ler mais

Ventos do Ocidentever todas

Preconceitos com a comida e tripas à moda do Porto

Luis Alberto Ferreira |

Ler mais

Palavras à Soltaver todas

A III República

João Melo |

Ler mais

Terra Comprometidaver todas

As eleições na Grécia e o triunfo do medo

José Goulão|

Ler mais

Tempo

você e o jornal de angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

enviar carta

Multimédia