Opinião

A palavra do directorver todas

Referências, literacia e base

Referências, literacia e base

A exposição, pelos próprios estudantes, de inadequações ortográficas em “posts” nas redes sociais, para onde foram esbanjar a vaidade pela graduação acabada de conseguir, devolve à discussão a qualidade da formação que se ministra em Angola. De facto, aberrações como “subistimaram-me”, “homiliara-me”, “foi dificio mas consigui” ou “obijectivos”, saídas do punho de licenciados de fresco, não só ajudam a descredibilizar todo um sistema de ensino, como reforçam a teoria de que o problema não tem solução a curto/médio prazo.

Citaçõesver todas

“Se antes o investidor tinha de juntar a documentação e dar entrada no consulado para obter o visto, hoje, com a nova Lei, apenas dá entrada do processo na APIEX (Agência para a Promoção de Investimentos e Exportações de Angola)”
Gil Famoso Director-geral do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME)  


A aviação civil é regida pela Convenção de Chicago de 1944, pelo que somos obrigados a transpor para o nosso quadro legal aquilo que são as suas disposições. Precisamos de adequar o nosso quadro normativo nacional
Ricardo de Abreu - Ministro dos Transportes  


Já existe um programa aprovado pelo Presidente da República para angariar fundos para os parques, transformando-os em unidades de gestão independentes acopladas ao Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação
Paula Coelho  - Ministra do Ambiente  


Os bancos comerciais, hoje, atribuíram responsabilidades a profissionais bancários competentes e disciplinados para evitar casos de fraude na gestão da moeda estrangeira
Amílcar Silva - Presidente  da Associação Angolana de Bancos (ABANC)   



“Mesmo tendo conhecimento de alguns factos  que nos pareciam anormais, privilegiámos  o diálogo com os chefes de missões  diplomáticas e com instituições do Estado, para que houvesse um olhar mais amplo sobre muitas coisas que aconteceram  nas embaixadas e consulados. Infelizmente, em alguns casos, a postura de diálogo foi mal interpretada, pois algumas práticas continuaram,  e naturalmente tínhamos que pôr fim.”
Manuel Augusto | Ministro das Relações Exteriores

“Temos que estar alinhados com o futuro, particularmente com um país que conhece mudanças a nível global, mudanças políticas e de mentalidades, pois queremos estar na linha da frente deste movimento que levará  Angola para o lugar que merece.”
Idem

“Infelizmente, não existe na Lunda-Norte, como em quase todas as províncias, centros apropriados para a observação e internamento  de menores em conflito com a lei.”
Rui Ferreira | Juiz-presidente do Tribunal Supremo

“Se decidirmos fazer a actualização de todas as dívidas, nos termos em que estão a ser reclamadas, há o risco de pôr em causa a sustentabilidade da dívida”
Archer Mangueira | Ministro das Finanças  

“Com a implementação do Guichet Único Electrónico, os parâmetros legais serão submetidos de uma só vez, sem passar por vários sectores, como se processa hoje em papel”
Lukonde Luansi  | Coordenador do Grupo Técnico do Comité de Facilitação do Comércio  

“A produção total de crude dos projectos anunciados e planeados na África Subsahariana deve chegar aos dois milhões de barris por dia em 2025 e a produção de gás deve atingir os 8,1 mil milhões de pés cúbicos por dia”
Joseph Gatdula | Analista da companhia internacional de consultoria Global Data  

“A China aproveitou-se dos Estados Unidos na área comercial durante vários anos, eles sabem que sou aquele que sabe como parar isso”
Donald Trump | Presidente dos Estados Unidos da América  

“Espero  que a Polónia  possa ajudar a preservar, de forma significativa, as memórias do passado de Mbanza Kongo, antiga capital do Reino do Kongo”
Piotr Mysliwiec | Embaixador da Polónia em Angola  

Ainda se vê  muita população que vai correndo com bidões  e bacias à cabeça  à procura de água pela cidade. Esperamos que este cenário acabe quanto antes. O programa intitulado “Água para Todos” ainda não é uma realidade no Zaire e em muitas partes do país.
D.Vicente Kiaziku - Bispo da Diocese de Mbanza Kongo  


As eleições criaram muitas expectativas e boas. A gente escolhe  para que dirija o povo e consiga cumprir com as promessas que são feitas na campanha  eleitoral. Como dizem os italianos,  entre o dizer  e o fazer tem no meio o mar. A gente vê o mar  de uma ponta  e nunca vê o mar de outra ponta. É uma coisa infinita.”
Idem


Como Estadista, a personalidade de Neto projectou-se pelo mundo e pelas mais relevantes instituições  regionais e  internacionais. Mas o maior legado foi a proclamação da independência.
Bornito de Sousa  - Vice-Presidente da República


Vamos organizar uma cimeira Europa-África em Dezembro. Esperamos o apoio de França. Queremos  concentrar-nos sobre o desenvolvimento económico de  África.”
Sebastian  Kurz - Ministro da Cultura de Cabo Verde

Colunas

Mundo Africanover todas

Renamo volta a esticar a corda

Roger Godwin |

Ler mais

Nos tempos que corremver todas

“Redimidos” alemães na lógica americana das migrações

Luis Alberto Ferreira |*

Ler mais

As Subesferasver todas

Contra-cultura e contra-informação no caos argentário

Luis Alberto Ferreira

Ler mais

Crónicas à Média Luzver todas

Uma conferência em Berlim

Artur Queiroz

Ler mais

Mundo Árabever todas

Víctor Jara e

Luis Alberto Ferreira |

Ler mais

Observatório do Balãover todas

Impulsos patrióticos

Arnaldo Santos

Ler mais

Nova Ordem Internacionalver todas

O estado do Estado

José Goulão

Ler mais

Ventos do Ocidentever todas

Preconceitos com a comida e tripas à moda do Porto

Luis Alberto Ferreira |

Ler mais

Palavras à Soltaver todas

A III República

João Melo |

Ler mais

Terra Comprometidaver todas

As eleições na Grécia e o triunfo do medo

José Goulão|

Ler mais

Tempo

você e o jornal de angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

enviar carta

Multimédia