A Palavra do Director

  • Os recursos africanos

    Corre no mais ruidoso silêncio a polémica em torno da gestão dos recursos minerais em África.

    Ler mais »

  • Em defesa da honra

    A imprensa pública nacional, nos últimos meses, tem sido vítima de uma campanha maquiavelicamente organizada, que visa a sua desacreditação junto da opinião pública, numa estratégia concertada e que tem como objectivo fundamental a tentativa de conquistar alguns dividendos políticos.

    Ler mais »

  • A globalização da indiferença

    Quando me propus há cerca de um mês reflectir, neste espaço, sobre a globalização da indiferença, um (pre)conceito presente de forma acentuada e grave nas políticas anti-migratórias de Donald Trump, longe de mim estava a ideia de que voltaria a escrever tão cedo sobre este assunto e sobre a nossa indiferença generalizada pelos problemas do próximo, sobretudo daqueles que mais sofrem.

    Ler mais »

  • Igualdade entre os iguais

    Entramos nos derradeiros dias do processo de registo eleitoral e actualização dos dados dos cidadãos maiores.

    Ler mais »

  • Palavras desadequadas

    Na sua recente entrevista ao canal de televisão “Zimbo”, o líder da UNITA, Isaías Samakuva, fez recurso a um vocabulário antiquado e perfeitamente desajustado daquela que é a actual realidade democrática e pluralista do país.

    Ler mais »

  • O sacrifício alheio e a liderança

    No filme “O Resgate do Soldado Ryan”, o capitão “Ranger” John H. Miller tem a pesada missão de comandar um pelotão para encontrar o único de quatro irmãos que não tinha perecido na II Guerra Mundial, e levá-lo para a retaguarda.

    Ler mais »

  • África e Donald Trump

    Donald Trump e o seu decreto executivo de proibição de entrada nos Estados Unidos de nacionais de sete países muçulmanos, a pretexto de serem potenciais terroristas, marcaram de forma preocupante a última Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, que decorreu em Adis Abeba, Etiópia, de 30 a 31 de Janeiro de 2017.

    Ler mais »

  • Um bom Patriota

    Como um bom patriota, José Eduardo dos Santos é uma vez mais o grande protagonista de um momento marcante da história recente de Angola. A transição política feita livre de qualquer pressão e segundo uma agenda cujos timings foram definidos pelos próprios angolanos, passa a ser mais um marco do nosso processo histórico que tem, uma vez mais, no centro José Eduardo dos Santos.

    Ler mais »

  • À vista de todos

    Na última semana, quase sem se dar por isso, tal a catadupa de acontecimentos, nacionais e internacionais, que marcaram as agendas dos fazedores de opinião.

    Ler mais »

  • A viragem no caminho da América

    Se o mundo estava em estado de suspense à espera das eleições americanas, com a vitória de Donald Trump e o seu discurso de investidura na sexta-feira as coisas ficaram melhor definidas.

    Ler mais »

capa do dia

Get Adobe Flash player

Você e o Jornal de Angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

Enviar carta

Cartas dos Leitores




ARTIGOS

MULTIMÉDIA