Artigos

  • Mitos e construção de falsas identidades

    Gerald J. Bender é um investigador estadunidense, que, em “Angola sob o Domínio Português – Mito e Realidade”, se debruçou sobre os mitos do luso-tropicalismo e, com alguma ironia, resumiu do seguinte modo as principais linhas de força dos defensores desta doutrina:

    Ler mais »

  • As Mangueiras do Meu Bairro

    Repartia-se o dia ao meio, naquele tempo, quatro horas depois,    debaixo das mangueiras do meu bairro, corrigíamos nossa caligrafia e os erros ortográficos que teimavam envergonhar nossos cadernos. Celebrávamos cartas de amor subtraídas do livro “As Cem Mais Lindas Cartas de Amor”.

    Ler mais »

  • Futuro embalado em sacos de plástico


    O impacto dos plásticos na natureza permanece um tema afastado das conversas da grande maioria dos angolanos, demasiado atidos a questões imediatas para o conforto ou simples sobrevivência, ainda que sintam grande diferença entre a ginguba torrada recebida num cone de papel e a amarrada num pequeno saco, dito “embalagem”.

    Ler mais »

  • Efeitos sociais e biológicos que resultam de uma lei

    No debate sobre a despenalização do aborto, os argumentos têm-se invariavelmente centrado, por um lado, na necessidade de estabelecer como valor absoluto a “vida”, sendo que esta deve merecer uma abordagem de continuidade desde “o momento da concepção” e ser equiparada a quaisquer outros estágios da vida do ser humano.

    Ler mais »

  • Ainda o tema do aborto

    A última semana ficou marcada, entre outros assuntos, pelo debate público em torno da penalização ou despenalização do aborto, conforme estipulado na proposta de Código Penal que vem sendo discutida há largos anos.

    Ler mais »

  • E se Donald Trump foi ajudado pelos russos ?

    Quando se pensava que tinham terminado todas as cogitações sobre uma eventual interferência russa nas eleições que transformaram o magnata do imobiliário nova-iorquino, Donald Trump, no 45 º Presidente dos Estados Unidos, parece que a procissão anda ainda pelo adro.

    Ler mais »

  • Dos algarismos às promoções

    Nem sequer nos lembramos que também somos.

    Ler mais »

  • O remédio para combater uso excessivo de álcool

    O remédio baclofeno permite reduzir o consumo de álcool, segundo resultados definitivos de dois estudos publicados a semana passada.

    Ler mais »

  • O saneamento do meio é qualidade de vida

    Quando se fala de alterações climáticas, os efeitos no acesso a água de qualidade podem ser diversos.

    Ler mais »

  • O valor da palavra dada

    Acordei com um pensamento claro, não sei ao certo se produto de um sonho, mas, resultado, tenho certeza, de uma conversa antiga, a respeito da Palavra dada. Lembro-me de ter dito que, mais do que uma dívida monetária, caso disso se trate, estamos diante de algo mais profundo: a Palavra. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”(João 1.1).

    Ler mais »

capa do dia

Get Adobe Flash player

Você e o Jornal de Angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

Enviar carta

Cartas dos Leitores




ARTIGOS

MULTIMÉDIA