Artigos

  • Terrorismo e armamentismo na corrida para o inferno

    A sentença, ou simples assertiva, é de Carl  von  Clausewitz, general prussiano, falecido há já muito tempo, em 1871: “A guerra é a continuação da política por outros meios”.

    Ler mais »

  • A mulher como factor de democratização e desenvolvimento no Mundo

    Uma das premissas essenciais para o progresso económico e social dos países ainda não suficientemente industrializados é a necessidade de considerar as mulheres, a par dos homens, como agentes estratégicos de democratização e desenvolvimento, dada à situação de descriminação e de violência doméstica a que, por vezes, as mesmas são sujeitas.

    Ler mais »

  • Jerry Bender foi académico dedicado a Angola

    Quando ouvi pela primeira vez falar sobre Gerald Bender foi por via de um testemunho do próprio, em que relatava como o seu “casamento com Angola” tinha começado, tornando-se numa espécie de versão norte-americana do britânico Basil Davidson, que também muito se tinha dedicado ao país, embora em contextos diferentes.

    Ler mais »

  • Argentina reacende debate sobre o registo de violadores

    A iminente criação de um banco de dados com informações genéticas de pessoas condenadas por crimes sexuais na Argentina reacendeu o debate sobre a necessidade de se criar um “registo de violadores” de acesso público.

    Ler mais »

  • Donald Trump aposta forte na paz entre Israel e a Palestina

    O presidente americano Donald Trump comprometeu-se ontem em Belém, na Cisjordânia ocupada, após uma reunião com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, a “fazer tudo” para ajudar israelitas e palestinianos a alcançar um acordo de paz.

    Ler mais »

  • A nova data para o aniversário de Benguela

    Por estes dias e em certos meios, repetiu-se quase maquinalmente que a cidade de Benguela fazia 400 anos de existência.
    Muambule! Isso é lá com eles...

    Ler mais »

  • A liberdade de imprensa e as teorias normativas da informação

    A comunicação social reflecte os valores e a natureza da grande maioria das massas populares. Os seus princípios legais são assegurados pelos Governos.

    Ler mais »

  • As hóstias do empreendedor

    Habituado às contas do tempo do centralismo democrático, confesso ter franzido o sobrolho quando ouvi pela primeira vez a palavra empreendedorismo.

    Ler mais »

  • Solidão no “Galeto” de Portugal

    Sinto-me em casa quando vou a Portugal, pelos amigos que lá tenho e pela Cultura secular que nos une indissoluvelmente. Margarida Reis, uma amiga portuguesa que está à frente de encontros culturais, convidou-me a mim e ao Lopito Feijó para o Festival Literário da Gardunha.

    Ler mais »

  • Trump perto do abismo

    O processo de impeachment ganhou mais força nos Estados Unidos com a revelação de que Donald Trump pode ter pressionado o FBI para travar as investigações sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais do ano passado e na sua campanha, mas a medida, que nunca teve sucesso, resultaria num terramoto político e forçaria uma forte divisão entre os políticos republicanos.

    Ler mais »

capa do dia

Get Adobe Flash player

Você e o Jornal de Angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

Enviar carta

Cartas dos Leitores



ARTIGOS

MULTIMÉDIA