Opinião

Desarrumadores de rua

Luciano Rocha

Aqueles a quem vulgar e erradamente chamamos arrumadores de carros são,  na verdade, desarrumadores, tal a confusão que provocam no trânsito automóvel e pedonal perante a passividade, uma vez mais, das autoridades.

Eles marcam lugares dos “fregueses” com os objectos mais variados, como pedras, latas, papelões, cordas. Até  contentores do lixo que, com o à-vontade de quem empurra um caixote em casa, arrastam de um lado para o outro!
Toda esta balbúrdia tem consequências: carros em cima de passeios, peões obrigados a circular fora deles. No meio de tudo isto, eles, os desarrumadores, com poses de sinaleiro, decidem quem pode ou não pode estacionar em lugares vagos e engrossam o exército, cada vez maior, dos “senhores da rua”. />Os “senhores da rua” não são só eles, infelizmente.  Para o caos de Luanda juntam-se-lhes camiões de descargas a entupir becos e avenidas durante as horas de maior movimento, cambistas a fingir que são zungueiras sentadas de perna traçada em tudo que é passeio, motos estacionadas em lugares reservados a carros.
A lista é quase interminável. Sem que quem de direito tome medidas.
Bloquear viaturas  e receber dinheiro das multas é fácil. Encontrar soluções dá mais trabalho.

Tempo

você e o jornal de angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

enviar carta

Multimédia