Opinião

Estados Unidos e Angola estão juntos na luta contra o VIH/SIDA

Nina Maria Fite

Os Estados Unidos são um orgulhoso parceiro de Angola na luta contra o VIH/SIDA. Ao celebrarmos o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, em 2019, temos o prazer de destacar a nossa colaboração com a Primeira-Dama, Sra. Ana Dias Lourenço, na sua iniciativa “Nascer Livre para Brilhar”. A Embaixada dos Estados Unidos em Angola continua honrada em trabalhar lado a lado com o Governo de Angola nos seus esforços para assegurar que todas as pessoas - mas especialmente mulheres, crianças e raparigas - sejam testadas, tratadas e prosperem.

O lema do Governo dos EUA para o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA 2019 é “Acabar com a Epidemia de VIH/SIDA: Comunidade por Comunidade”. Este lema destaca o papel vital das comunidades no controlo e no fim da epidemia, bem como o foco do ‘Nascer Livre para Brilhar’ no cuidado centrado no cliente. Os Governos americano e angolano estão unidos nos esforços para assegurar que todos os indivíduos de cada comunidade tenham acesso a serviços de prevenção e tratamento do VIH que salvam vidas. Aqui em Angola, fazemos isto através da nossa equipa do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da SIDA (PEPFAR), que reúne peritos da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) e do Departamento de Defesa (DoD), que trabalham com especialistas locais do Ministério da Saúde sob a coordenação do PEPFAR.
O Governo dos EUA investiu mais de 85 bilhões de dólares na resposta global ao VIH/SIDA - o maior compromisso assumido por qualquer nação para tratar de uma única doença - por meio de contribuições do PEPFAR e dos EUA ao Fundo Global de Combate à SIDA, Tuberculose e Malária (Fundo Global). Em 2019, o PEPFAR Angola está focado na prevenção da transmissão de mãe para filho (PTV) em quatro províncias (Benguela, Cunene, Huambo e Lunda Sul), em apoio à Iniciativa “Nascer Livre para Brilhar”, da Primeira-Dama de Angola. Trabalhar nestas quatro províncias parece-nos muito prometedor, especialmente com a liderança provincial e o seu empenho na luta contra o VIH. Além disso, o PEPFAR está também a apoiar Angola na implementação de um teste de VIH a nível comunitário, apoio técnico a hospitais e clínicas a nível das instalações e assistência no desenvolvimento de políticas nacionais. O PEPFAR está focado nos “Quatro Ps”: Progresso, Políticas, Populações e Parcerias.
- Progresso: O PEPFAR salva vidas, previne infecções por VIH e acelera o progresso para alcançar o controlo epidémico do VIH/SIDA em mais de 50 países por todo o mundo.
- Políticas: O PEPFAR garante que cada dólar investido é direccionado para o impacto de forma optimizada, por meio de políticas baseadas em dados, e apoia os países parceiros a fazerem o mesmo.
- Populações: O PEPFAR chega às populações mais afectadas pela epidemia de VIH/SIDA com soluções inovadoras, que vão ao encontro das suas necessidades.
- Parcerias: O PEPFAR alavanca o poder das parcerias em vários sectores para aumentar o nosso impacto e promover a sustentabilidade.
É uma responsabilidade global garantir que os membros de nossa comunidade saibam como prevenir a doença, como ter acesso a tratamentos que salvam vidas e como permanecer em tratamento para viver vidas longas e produtivas. Todos nós temos uma família, entes queridos e amigos que confiam que nós assumiremos um papel activo na garantia de que mais ninguém contrai esta doença.
Pela primeira vez na história moderna, temos a oportunidade de controlar uma pandemia sem uma vacina ou uma cura. Conseguir o controlo da epidemia seria um feito notável, salvando milhões de vidas, reduzindo significativamente o fardo do VIH/SIDA nos países e comunidades e começando a reduzir os custos futuros necessários para sustentar a resposta.
Mais uma vez, nós, na Embaixada dos EUA em Luanda, estamos orgulhosos de ver o PEPFAR e o “Nascer Livre para Brilhar” trabalharem juntos na luta contra o VIH/SIDA em Angola.

Tempo

você e o jornal de angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

enviar carta

Multimédia