Opinião

Eclipse total

Sou amante da Astronomia e acompanho com interesse toda a movimentação em torno dos astros, satélites e da ciência que os estuda.

A Astronomia é das ciências mais antigas da Terra e que precisa, ao lado das as demais, de continuar a merecer a atenção da comunidade estudantil e amadora. Há largos que aqui em Angola temos memória do primeiro eclipse solar, uma terminologia que já faz parte do nosso vocabulário, a julgar pela experiência de há cerca de 20 anos. Domingo, dia 20 de Agosto foi o território continental dos Estados Unidos que esteve sob um eclipse total que deixou cerca de dez mil quilómetros quadrados às escuras. Muitos astrónomos, astrofísicos, amigos das ciências ligadas aos astros, aos satélites, planetas e galáxias, aproveitaram para fazer as "inspecções" com a passagem de tão importante e misterioso fenómeno natural.
Era bom que as ciências ligadas ao Universo e todos os seus componentes fosse devidamente dada a conhecer para que pudéssemos compreender melhor essa realidade. Isso começaria com pequenas iniciativas como a venda de telescópios amadores para a observação do Universo, actividade desportiva impressionante e linda porque permite em determinadas fases enxergar planetas e outros astros. Espero que haja sensibilidade para que a Astronomia, Astrofísica, Astrologia, Física e todas as disciplinas que estudam o Universo e os seus componentes tenham adesão e simpatia como as demais.”
Antónia Correia | Sambizanga

Tempo

você e o jornal de angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

enviar carta

Multimédia