Opinião

Estabilização da RDC

Acredito que todos os africanos esperam que a República Democrática do Congo (RDC) realize um processo eleitoral em paz e em estabilidade. A instabilidade no Congo Democrático não interessa a nenhum africano, até pelas suas implicações na vida de milhares de pessoas, não só desse país, mas  de  outros Estados vizinhos.

Sabe-se que os conflitos em África  geram  um elevado numero de refugiados, o que leva a catástrofes humanitárias. O continente  africano não tem muitos recursos para suportar as necessidades de pessoas que fogem dos conflitos armados  que causam muito sofrimento a  muita  gente. Mesmo a comunidade internacional tem dificuldade para  atender as situações decorrentes das crises humanitárias ao mesmo tempo.
Penso que os políticos africanos  deviam unir-se para  encontrarem soluções para os conflitos em África. Não deve continuar a morrer gente no Congo Democrático  ou noutros ponto do nosso continente. As vidas humanas de africanos devem ser protegidas. Os  políticos do continente  devem sentir-se  na obrigação de ajudar o continente  a sair das crises politicas, que, em muitos casos,  são geradoras de conflitos armados. Sou angolano e fico preocupado com a situação no Congo Democrático, um país que, pelo número de habitantes  e pelas potencialidades económicas que tem, podia ser, como alguém já escreveu, no vosso jornal, um gigante em África. Sou católico e rezo todos os dias para que haja  estabilidade no Congo Democrático.

Aurélio João | Benfica

Tempo

você e o jornal de angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

enviar carta

Multimédia