Opinião

Extermínio animal

Já muito se disse sobre a caça furtiva em Angola e de uma maneira geral em África. E de facto, a realidade não é das melhores na medida em que segundo alguns números aumenta significativamente a pressão sobre bens alimentares resultantes da caça.

Mas o que mais preocupa é a forma como parece existir uma procura sem precedentes por chifres, dentes e outras partes de animais caçados em África por parte de mercados asiáticos. Não sei até que ponto os Governos africanos estão a encarar esta dura realidade, que está a transformar a fauna africana numa espécie de campo de extermínio animal. Quer para consumo interno, quer como consequência de procura por parte de estrangeiros. Não estamos bem, falando de forma generalizada sobre toda a África.
Até assume contornos de uma revolta ouvir falar da realidade, atendendo a que centenas de espécies de animais estão a correr o risco imediato de extinção. A lista inclui o macaco, o chimpanzé, o pombo verde e o papagaio, que, segundo alguns estudos,  são procurados pela beleza fisiológica e morfológica. Haja coragem para a preservação da fauna africana. 
Paulo Coelho | Vila Alice   

Tempo

você e o jornal de angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

enviar carta

Multimédia