Opinião

Fiscalização a talhos

Moro no bairro Prenda e vou me apercebendo de que vão aparecendo na zona em que moro talhos que funcionam em locais sem as condições apropriadas para a venda de carne.

Sugiro que haja fiscalização a talhos que estão a ser abertos em muitas áreas de Luanda. É preciso que haja ordem na comercialização de produtos alimentares, sob pena de os consumidores serem prejudicados, em termos de saúde. Gostei de saber que há um mercado do peixe na Ilha de Luanda com câmaras frigoríficas para acondicionar o peixe. Penso entretanto que se devem criar em Luanda mais mercados do peixe, tendo em conta o número de habitantes que a capital alberga. Acho que se se abrirem mais mercados do peixe em Luanda a vender em óptimas condições higiénicas e a preços comportáveis, as praças informais que vendem pescado em péssimas condições higiénicas hão-de desaparecer. Gostaria também que houvesse angolanos a abrirem peixarias em vários locais da cidade de Luanda. O peixe é muito consumido pelos angolanos e penso que comercializar pescado é bom negócio. Que haja pois pequenas empresas a comercializar peixe para gerarem muitos empregos.
Margarida Afonso | Prenda

 

As escolas e os encarregados de educação
Está quase a terminar o ano lectivo 2019, e era bom que as direcções das escolas públicas promovessem encontros com os encarregados de educação de alunos do ensino primário e secundário, a fim de se abordarem assuntos relacionados com o desempenho destes. O ideal é que as direcções das escolas e encarregados de educações reúnam periodicamente, no final de cada trimestre, a fim de todos contribuírem para o bom aproveitamento dos estudantes. As direcções das escolas e os encarregados de educação são parte da soluções de muitos problemas que ocorrem nos estabelecimentos de ensino públicos. E não são poucos os problemas. os encarregados de educação devem ter o hábito de participar, dialogar regularmente com as direcções das escolas para que se possam dar soluções aos problemas com oportunidade, antes de eles se agravarem. Os estudantes passam muito tempo nas suas escolas e muita coisa acontece nos estabelecimentos de ensino e que não é do conhecimento dos seus encarregados de educação. Sou da opinião de que as direcções das escolas públicas devem criar um mecanismo para contactar com celeridade os encarregados de educação, para manter estes informados sobre os mais diversos assuntos, relacionados com a vida escolar dos seus educandos.
Hermenegildo da Conceição | Samba

Selecção de basquetebol
Esperava por um melhor desempenho da selecção de basquetebol sénior masculina no Mundial da modalidade. É verdade que não íamos ao Mundial de basquetebol para sermos campeões, mas penso que podíamos fazer melhor figura. Já não somos a melhor selecção de África, pelo que importa que façamos uma avaliação do que está a acontecer com o nosso basquetebol. Temos no país técnicos com competência e experiência, e era bom que todos eles dessem a sua contribuição para colocarmos o nosso basquetebol no nível a que os basquetebolistas escolhidos para integrar as selecções nos habituaram. Em tempo de crise do nosso basquetebol, é importante que todos os que no passado (treinadores e dirigentes) ajudaram Angola a estar no topo façam alguma coisa para voltarmos às vitórias.
Narciso Panzo | Bairro Mabor

Tempo

você e o jornal de angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

enviar carta

Multimédia