Opinião

O preço dos livros

Sou estudante universitário e tenho ainda esperança de que o Governo venha a tomar medidas no sentido de se isentar os certos livros de impostos, para que os cidadãos possam comprá-los a preços baixos. Há milhares de jovens que estão nas nossas universidades, públicas e privadas, e convinha que se analisasse esta questão dos impostos que recaem sobre a importação de livros.

Penso que o Governo deve gizar políticas destinadas a fazer com que a maioria dos estudantes tenha acesso a livros. Muitos estudantes do ensino médio e universitário socorrem-se apenas de fascículos para estudar. Estes fascículos não são suficientes. Trata-se de resumos feitos por professores que não permitem que os estudantes adquiram muitos conhecimentos sobre esta ou aquela matéria. Os livros são mesmo necessários. Aliás, geralmente na primeira aula os professores dizem aos alunos que obras devem comprar para adquirirem conhecimentos. Acontece porém que, muitas vezes, a maioria dos estudantes de uma turma não tem meios financeiros para comprar livros.
Herculano Pinto | Marçal

Bibliotecas
Gostava que houvesse muitas bibliotecas no país. Era bom que os governadores provinciais se preocupassem em arranjar espaços, não só para jardins, mas, também, para bibliotecas . Penso que todos os municípios deviam ter pelo menos uma biblioteca, para que os estudantes dos diferentes níveis de ensino pudessem consultar diversas obras. Temos de apostar no conhecimento. Há no país um grande desejo de saber. São muitos milhares de jovens que se querem formar nas escolas médias e superiores. Que se criem, por isso, condições para que haja no país bibliotecas com muitas obras e de elevada qualidade.
Alice Pereira | Terra Nova

Docentes no ensino básico
Defendo que se devem concentrar no ensino básico muito bons professores, para que os alunos não tenham amanhã dificuldades de fazer cursos médios e superiores. Há grandes problemas ao nível do ensino básico, no que diz respeito às condições que são dadas aos professores. Sou de opinião de que é preciso pagar bem os professores do ensino básico para que estes se sintam incentivados. É bom que haja professores motivados, para que possam ministrar bem as aulas. As nossas crianças devem ter bases sólidas, para que sejam amanhã bons quadros médios e superiores. O professor primário deve ser valorizado e viver dignamente. Se o professor primário viver dignamente, o ensino básico poderá ter maior qualidade.
Ernesto António | Ingombota

O Girabola e os estádios
O nosso Girabola tem equipas de bom nível. Quando as nossas equipas praticam bom futebol, as pessoas vão aos estádios. E é bom que os nossos estádios estejam cada vez mais cheios de gente. Os jogadores gostam de jogar com muito público. Ainda bem que há várias equipas candidatas ao título, a julgar pela pouca diferença de pontos entre umas e outras. Não tenho clube no Girabola, mas gosto de ver bons espectáculos de futebol. Que haja também muita segurança nos estádios para que as pessoas se sintam incentivadas a ir ver os jogos. Muita gente não vai aos estádios de futebol porque tem medo de distúrbios e outras situações que possam pôr em perigo as suas vidas.
Fernando Lucas | Viana

Tempo

você e o jornal de angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

enviar carta

Multimédia