Opinião

Terraplanagem

Moro no bairro Sagrada Esperança, Distrito Urbano da Maianga, e gostava de sugerir que se pensasse já na terraplanagem da rua que sai do campo do Felício e termina na Avenida da FAPA, passando pelo agora famoso hotel “Jindungo”.

Essa rua está cada vez mais degradada, e por lá circulam no período da manhã e ao fim da tarde muitas viaturas. Espero que o dinheiro que as administrações municipais hão-de receber mensalmente sirvam para fazer pequenas coisas. Como disse um engenheiro angolano, são as pequenas coisas que contam para o cidadãos comum. Por vezes me pergunto se os administradores dos nossos municípios andam nas mesmas ruas que o cidadão comum ou se conhecem bem as circunscrições em que trabalham.
Acredito que se os administradores vivessem nas circunscrições em que trabalham estariam mais preocupados com os problemas dos municípios.
A rua a que acima me referi está cheia de lama e de buracos. Será que não temos pessoas que possam tomar a decisão de mobilizar um tractor para terraplanar uma rua de menos de um quilómetro?
Uma vez perguntei a alguém por que razão não há preocupação em se resolver pequenos problemas. A resposta foi a seguinte: Não há nas pequenas obras elevadas comissões”.
Alberto Joaquim | Bairro Sagrada Esperança


Empregos
É importante que as pequenas e médias empresas estejam a produzir no nosso país, para que haja muitos empregos. São muitos os jovens que estão no desemprego, mesmo depois de acabarem os seus cursos. Ouço dizer que muitos jovens angolanos estão a emigrar para outros países, nomeadamente da Europa, à procura de melhores condições de vida. É uma pena que compatriotas nossos, nomeadamente jovens, estejam a sair do país, onde somos poucos e onde devia haver oportunidades para que eles pudessem organizar as vidas.
Não sei se há muitos angolanos na diáspora a regressar ao país. Tenho a minhas dúvidas. Um parente meu que foi viver para a Suíça nos anos oitenta veio recentemente a Angola com a intenção de aqui voltar a trabalhar. Desistiu da ideia. Disse que encontrou o país pior do que estava nos anos oitenta do século passado. A baixa qualidade de vida não incentiva compatriotas nossos na diáspora a regressar ao país.
Jacinto Alfredo | Samba


Contratação de Show
Fiquei satisfeito com a contratação do jogador de futebol do 1º de Agosto, Show, pela equipa francesa do Lille. Ele tem apenas 20 anos e tem a possibilidade de evoluir mais, o que é bom para a nossa selecção.
Acredito que daqui a alguns anos Show possa vir a ser um jogador com grandes qualidades.
Temos poucos jogadores angolanos a evoluir fora do país e é sempre com satisfação que recebemos a notícia de que um nosso futebolista foi contratado por equipas que no estrangeiro evoluem em campeonatos muito competitivos.
Desejo ao Show muita sorte no seu novo clube e que aprenda muito com os que sabem mais, para que venha a ser um grande jogador. Humildade e trabalho devem ser a sua divisa.
O futebol profissional é duro.
Ricardo João | Cassenda



Tempo

você e o jornal de angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

enviar carta

Multimédia