Citações

Citações

O jornalismo não pode ignorar as informações  que as redes sociais divulgam, mas não as deve  tornar públicas sem o rigor técnico que caracteriza o jornalismo. Deve-se respeitar o contraditório e observar a imparcialidade.

Teixeira Cândido | Secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos

Mais Citações

  • Recolha de lixo
    Tenho me apercebido que as pessoas não têm estado satisfeitas com a recolha do lixo na cidade de Luanda. Tem se notado em muitas zonas de Luanda muita acumulação de lixo. Penso que um país que quer evitar um número elevado de mortes por malária deve prestar muita atenção ao saneamento básico. O problema da recolha de lixo em Luanda é antigo. O que afinal se tem de fazer para que Luanda tenha um sistema eficiente de limpeza? Os cidadãos pagam taxa de lixo, mas em contrapartida não há ainda um serviço que satisfaça as pessoas. A pergunta que muitos fazem é: o que é feito do dinheiro das taxas de lixo?
    Estive a ouvir há tempos que se está a pensar em novo modelo de recolha de lixo. Será que este novo modelo vai produzir bons resultados? Quais são os males do actual modelo? É que não se deve mudar por mudar. Pelo Governo provincial de Luanda já passaram vários governadores e não se consegue resolver até aqui o problema do lixo. Será que em mais de quarenta anos de independência não formamos quadros para uma gestão eficiente de uma área importante (recolha de lixo) para que os cidadãos tenham boa qualidade de vida e estejam livres de muitas doenças?
    Márcia António | Maianga

    Terraplanagem
    Não consigo perceber por que se demora tanto tempo para terraplanar estradas degradadas. Não acredito que a terraplanagem de muitas vias degradadas que existem nos diferentes bairros da capital custe muito dinheiro. O que mais me entristece é que se gasta muito dinheiro com coisas supérfluas e não se dá importância a obras que realmente contribuem para melhorar a vida das pessoas.
    Fico por vezes com a impressão de que só há muito empenho quando há muito dinheiro para investir em grandes obras. Não acredito que um administrador municipal não consiga mobilizar tractores para terraplanar alguns quilómetros de estrada. Será que ninguém gosta de fazer pequenas obras que envolvem baixos custos? Que se acabe com a ideia de que um servidor público tem de sair no final do seu mandato milionário, prejudicando o Estado e os cidadãos. O servidor público deve viver exclusivamente do seu salário e não se deve transformar num empresário, que trabalha mais para a sua empresa e menos para o Estado, mas que usa os dinheiros públicos para negócios privados. Que sejam nomeados angolanos honestos e patriotas para cargos públicos. Que não se insista em pessoas que já prejudicaram muito o país. Os que prejudicaram o país são identificáveis.
    Arsénio João | Cazenga

    Reabilitação de escolas

    Espero que uma das principais tarefas das autoridades no próximo ano seja a reabilitação de escolas públicas. Há escolas de Estado que não têm água nem casas de banho. Em muitas escolas públicas estudam centenas de alunos e é justo que se crie um ambiente saudável nos estabelecimentos de ensino e condições para os professores exercerem bem a sua actividade. Não se pode continuar a adiar a resolução de problemas. Penso que os governantes devem conhecer melhor as áreas que dirigem, trabalhando mais fora dos gabinetes climatizados. Há muitos problemas no nosso país que requerem atenção permanente. Que haja um modelo que atribua, por exemplo, a um director de uma escola pública autonomia que lhe permita fazer certo tipo de despesa.
    Benvindo André | Viana

  • “É no Natal que as pessoas mais aprofundam o espírito solidário, mas devemos estar unidos e solidários todos os dias, para construirmos uma Angola melhor”
    Luísa Damião | Vice-presidente do MPLA

    “A comunidade (CPLP) pode deixar de se ocupar muito da língua e de poemas, e partir para coisas mais concretas que correspondam às expectativas dos povos. Existe um potencial de cooperação económica entre países e deve ser explorado nessa dimensão”
    Manuel Augusto | Ministro das Relações Exteriores

    “Chegámos a determinadas províncias e questionávamos se os jovens tinham recebido o crédito e a resposta foi não. Beneficiaram jovens que tinham alguma influência por parte daqueles que estavam no Executivo. Demos conta disto através de documentos dos jovens que beneficiaram
    de créditos”
    Guilhermina Fundanga | Secretária de Estado para a Juventude, referindo ao "Crédito Jovem"

    “Da minha parte nada tenho contra o ex-Presidente (Lula da Silva). Acho até lamentável que eu, infelizmente, tenha sido o autor da decisão que condenou uma figura pública que tem a sua popularidade e que fez até coisas boas durante a sua gestão, mas também erradas”
    Sérgio Moro | Juiz, que condenou Lula da Silva, e futuro ministro da Justiça do Brasil

  • A IATF 2018 - Feira Comercial Intra-Africana, é um sucesso em todos os aspectos. A começar pela vertente histórico-cultural, que confere ao Egipto importância singular na realização deste evento. Considerado berço de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade, este país é conhecido por possuir uma das histórias mais longas do mundo. Desde as dinastias dos Faraós - responsáveis por grandiosas construções, entre as quais as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, actualmente reconhecidas como Património da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) - o Egipto tem sido exemplar.

    Eduardo Magalhães | *

  • O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular, assinado há quase uma semana na cidade marroquina de Marraquexe por representantes de 164 países membros das Nações Unidas, mostrou ao mundo uma Europa cada vez mais dividida e uns Estados Unidos da América crescentemente reféns da política isolacionista de Donald Trump, que apenas parece ter olhos para defender o seu slogan “American First”.

    Victor Carvalho

Tempo

você e o jornal de angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

enviar carta

Multimédia