Citações

Citações

A visita de hoje é uma ocasião para confirmar os laços de amizade entre a Itália e Angola e confirmar o apoio do Governo italiano a Angola e ao seu Presidente, num momento muito importante para o país, depois das eleições gerais

Paolo Gentiloni | Primeiro-ministro da Itália

Mais Citações

  • “A cimeira de Luanda será uma ocasião para que alguns dos líderes da região possam, de facto, abordar, não só a situação, mas fundamentalmente procurar soluções para os problemas que se apresentam.”
    Manuel Augusto - Ministro das  Relações Exteriores


    A nossa posição é de implementarmos as autarquias em todos os municípios, por entendermos que trazem vantagens aos governados e permitem que todos os cidadãos exerçam o seu direito de cidadania.
     Isaías Samakuva - Líder da UNITA  

    Prevemos que a dívida pública de Angola continue a subir em 2018, em grande parte como resultado da desvalorização do Kwanza (…) e da sua subsequente depreciação, mas também devido aos défices orçamentais.”
    Comunicado da Agência de Notação de Risco Standard & Poors


    Nada mudará o curso das relações entre Angola e Cuba, forjadas em momentos difíceis e marcadas por uma cooperação profícua.
    Esther Cardenas - Embaixadora de Cuba

  • Carlos Rodrigues Brandão é um insigne professor e investigador, que lecciona em diferentes universidades brasileiras.

    Filipe Zau

  • O Brasil é um país de grandes disparidades. É uma das maiores economias do mundo, mas ao mesmo tempo tornou-se num dos lugares com maiores índices de desigualdade social entre pobres e ricos.

    Adebayo Vunge

  • Girabola em alta
    O Girabola está na sua fase mais estimulante do ponto de vista desportivo na medida em que, como parece, os clubes tendem a despender todos os seus recursos na fase derradeira, por todos os motivos. Os que lutam para se sagrarem campeões empenham-se, com toda a  força, para a conquista do título, enquanto nas posições intermédias muitas outras equipas lutam incessantemente para que as suas metas sejam alcançadas. Há equipas que, fruto do orçamento modesto, fixaram como objectivo constar entre as cinco equipas bem classificadas do campeonato. Outras, que não se propuseram necessariamente a lutar para arrebatarem o título, fixaram como meta estar entre as três melhores equipas do campeonato. Com excepção do campeão à vista, o 1º de Agosto, aquela parece ser o alvo de equipas como o Inter e o Petro , com todo o respeito para estas duas equipas que, como tudo indica, podem ainda  surpreender. No fim da tabela, os aflitos também lutam para permanecer com toda a dignidade.
    Artur Fernandes |Sambizanga


    Energia eléctrica 
    Sou leigo em Políticas de Desenvolvimento, Gestão e outras matérias que lidam com aspectos económicos, mas fruto da experiência da maior escola da humanidade em todos os tempos, a escola da vida, atrevo-me a fazer algumas observações. Julgo que é válido questionar o tempo que levamos a resolver problemas como os da energia e da água, além da malha rodoviária, apenas para mencionar estes desafios. Julgo que relativamente à água, não faz sentido que estejamos a ser superados até por países que não possuem quantidades de bacias hidrográficas como o nosso país. Há dias, um  especialista tinha defendido que contrariamente à ênfase que se dá na construção de barragens de grande dimensão e capacidade, provavelmente o país ficaria melhor servido com mini hídricas espalhadas um pouco por todo o território, além do aproveitamento das chamadas fontes renováveis de energia. Acho que está na hora de uma definição do que realmente pretendemos relativamente ao sector energético e de uma actuação nesta direcção. Nem que tenhamos de relegar algumas prioridades para o segundo plano para se resolver o problema de energia de uma vez por todas ou ao menos para que deixemos  de viver as situações menos boas, relacionadas com os cortes constantes. Penso que é possível resolver-se essa e outras  situações de uma vez por todas porque, na verdade, acarretamos numerosos inconvenientes com as situações por que passamos. Espero que sejamos capazes de ultrapassar problemas que se não justificam mais e o que escrevo sobre a energia sucede o mesmo com outras áreas igualmente vitais como a das águas, das estradas, apenas para mencionar estas esferas da vida social. Há casos paradigmáticos de países que, no intuito de ver resultados concretos numa determinada área, em determina-do tempo, propuseram-se a dar prioridade quase que absoluta na busca de solução do referido problema. Saindo um bocado da política, mas recorrendo a um caso que pode servir como analogia, lembraria que houve um país africano que tinha suspenso a sua participação nas competições africanas e mundiais para que, em curto tempo, se organizasse internamente. Os resultados foram positivos porque ao longo do período que o país decidiu concentrar tempo e recursos para organizar o futebol valeu a pena. Podemos fazer isso com determinadas áreas, pelo menos no que a concentração de esforço, tempo e recurso dizem respeito.
    Alcides Paiva |Panguila

Tempo

você e o jornal de angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

enviar carta

Multimédia