Citações

Citações

Temos de modernizar a nossa agricultura, temos de deixar de praticar uma agricultura de subsistência e isso pressupõe deixar de fazer uma agricultura a contar com a chuva.

Eliseu Gaspar Vice-presidente da Associação Industrial de Angola

Mais Citações

  • Se visitarmos as principais unidades de tratamento nutricional, vamos encontrar muitas crianças desnutridas a serem assistidas com o leite terapêutico F75 e F100 e até mães adolescentes , entre os 13 e 14 anos de idade, a cuidarem de bebés com menos de um ano com um quadro grave de malnutrição.”
    Américo Máquina Daniel  -Chefe interino do Departamento de Saúde Pública em Benguela   


    O diálogo está a avançar e a parte da liderança da Renamo tem estado a colaborar. Irei continuar a conversar com o coordenador da Renamo. Já tive dois encontros com o coordenador e também realizei muitos contactos telefónicos, o que significa que o diálogo está a avançar.”
    Filipe Nyusi-Presidente de Moçambique    


    Eu penso que temos muitos inimigos. Acho que a União Europeia é um inimigo, tendo em conta o que eles fizeram connosco no que respeita ao comércio. A Rússia é um inimigo em vários aspectos e a China é um inimigo económico.”
    Donald Trump-Presidente dos Estados Unidos 


    “A nossa equipa soube de numerosos testemunhos angustiantes sobre violência bárbara, incluindo ataques de grupos armados e civis com espingardas, arcos ou catanas, aldeias destruídas, quintas e lojas saqueadas e irreparavelmente danificadas.”
    Charlie Yaxley-Porta-voz do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, sobre a violência na província de Ituri, no Nordeste da República Democrática do Congo

  • O que pareceu um comunicado regular do BNA sobre a situação que vive o Banco Angolano de Negócios e Comércio, SA (BANC) foi de todo revelador de um grande momento de instabilidade no sistema financeiro angolano cuja solidez tem no nosso banco central o guardião.

    Santos Vilola

  • Confesso que, com os jornais em papel já tive as mais estrafalárias experiências: normalmente, elas podem variar se somos somente leitores ou se, além disso, também escrevemos para eles. Teremos com eles relações muito distintas se sabemos ou não ler e, depois de lidos, podemos dar-lhe diferentes usos, sendo alguns deles escatológicos: os jornais em papel nunca nos deixam indiferentes.

    *Adriano Mixinge

  • Pequenos negócios
     Fico satisfeito quando são abertos  na área em que moro   pequenos negócios. Sei que  os negócios, mesmo pequenos, proporcionam empregos. Muitos jovens   do  Distrito em que  moro, o da Maianga, conseguem trabalho quando  alguém  com algum capital  abre  uma lanchonete, uma barbearia ou uma cantina.
    Há muitos jovens  desempregados no Distrito da Maianga. Muitos destes jovens já terminaram os seus cursos médios ou superiores, mas não conseguem empregos, nem no sector privado, nem em instituições públicas.
     O que me preocupa é o facto destes pequenos negócios terem vida muita curta, por várias razões. O ideal é que as pequenas e médias empresas pudessem ter existência prolongada. Geralmente um pequeno negócio começa muito bem,mas passado algum tempo, as coisas   passam a correr mal, por falta  de clientes ou por má gestão.
    Aconselho às pessoas que querem enveredar pela actividade empresarial a fazer cursos  curtos de gestão para dominarem certas matérias, como contabilidade, a fim  dos seus negócios correrem bem. Temos de ter o hábito de gastar  algum dinheiro na nossa formação, antes de  partirmos para  a actividade empresarial que comporta muitos riscos.

    Gervásio  Panzo-Maianga


    Zungueiras e zungueiros 
    Sou uma pessoa que tem grande admiração pelo trabalho das zungueiras e dos zungueiros, que têm de percorrer longas distâncias para levar à porta de cada um de nós  produtos diversos, desde o papel higiénico até aos bens  alimentares.
    Tenho notado que as zungueiras e zungueiros são de todas as idades. Já comprei produtos a uma zungueira que tinha quase cinquenta anos de idade e que tinha de sustentar filhos e netos. Penso que as zungueiras e os zungueiros merecem todo o nosso respeito. São poucos os que aceitariam fazer o que eles fazem diariamente. É um trabalho penoso. Há zungueiras que  zungam com os filhos às costas. O que não devemos permitir é que haja crianças a zungar. As crianças têm de ir para a escola. Que  o Instituto Nacional da Criança analise este  fenómeno de crianças terem de trabalhar para adultos, a fim de se tomarem as  medidas apropriadas.

    Alice Sebastião -Bairro Operário 

        
    Mundial de Futebol  
    Passei a apoiar a França no Mundial de futebol depois  de todas as equipas africanas  terem sido eliminadas da prova. Optei por apoiar a França   por causa   do filho de um angolano e  pai  do jogador Matuidi.
    O pai de Matuidi é natural  do Uíge. Senti  orgulho de ver o filho de um angolano  campeão do mundo de futebol.
    Angola deu também, por intermédio do jogador Matuidi, a sua contribuição para que a França  fosse novamente campeã do Mundo. Que o desempenho de Matuidi na alta roda  do futebol mundial  inspire  jovens  jogadores de todo o país, para que tenhamos  outros angolanos  a  evoluir em  campeonatos competitivos.
    Que as infra-estruturas desportivas que se construíram sejam postas ao serviço da formação dos nossos jovens  jogadores . É preciso  tirar proveito das infra-estruturas desportivas que custaram muito dinheiro. Podemos sim ter grandes jogadores de futebol em Angola. Que haja organização e bons técnicos.!

    Armando   Afonso -Petrangol

Tempo

você e o jornal de angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

enviar carta

Multimédia