Colunas

  • As Subesferas

    Catalunha e País Vasco exploram debilidades de Madrid

    Imprensa e sectores da oposição em Espanha reagiram com azedume ao “descaramento” do partido de direita, o PP, que se acha, ainda, à frente do actual Governo (minoritário): com vários dos seus membros a ingressarem na cadeia por casos de corrupção desbragada, os “populares” reuniram-se em assembleia para uma exaltação risonha e “apoteótica” da “unidade” nas suas filas.

    Ler mais »

  • As Subesferas

    Marisa Letícia e a flâmula do Partido dos Trabalhadores

    Quando, em 1956, no Brasil, o bispo pernambucano Helder Pessoa Câmara fundou a Cruzada São Sebastião “com a finalidade de dar moradia decente aos favelados”, Lula  da Silva, também pernambucano, tinha só 11 anos de idade. O bispo “Dom Helder” era filho de uma professora primária e de um jornalista e crítico teatral.

    Ler mais »

  • As Subesferas

    O passado não ensina e os populistas sabem-no de sobra

    O “Muro” é um enlatado que vende muito, não obstante a advertência no frontispício da embalagem: “Consumir até 2021”. Para um iogurte, seria uma duração impensável.

    Ler mais »

  • As Subesferas

    Dag Hammarskjold e os acidentes aéreos "oportunos"

    Alianças hoje tidas como improváveis amanhã serão realidade ostensiva. Salpicados de provas estão passados remotos ou relativamente recentes. Imaginem, pois, os Estados Unidos e a antiga URSS juntos, firmes, sem fissuras, respirando coincidência e unanimidade por todosos poros – para a tomada de uma deliberação importantíssima do ponto de vista geopolítico.

    Ler mais »

  • As Subesferas

    Os interesses “globais” e os sindicatos norte-americanos

    No dia 2 de Janeiro, as bases do Partido Republicano, assenhoreadas da Câmara dos Representantes, aprovaram uma “emenda” –  de relevância excepcional – mandando às urtigas quaisquer pareceres mínimos do novo locatário da Casa Branca.

    Ler mais »

  • As Subesferas

    Balanço de 2016 embaraça a retórica das hegemonias

    Há pretensões de reduzir o balanço de 2016 ao “Brexit” e ao triunfo de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. Bom ensejo para outros balanços. Avessamente aos valores da humanidade, os mapas mentais e políticos esquecem e enterram factos que atravessam o mundo. O que será feito dos 17 milhões de crianças pobres que em 2012 penavam nos países da União Europeia?

    Ler mais »

  • As Subesferas

    Balada da lágrima furtiva nas andanças de nossas vidas

    Em 1958, quando decorria uma Volta à Espanha em bicicleta, a grande caravana - ciclistas, mecânicos, médicos, dirigentes e jornalistas - fez uma paragem em Torregrosa.

    Ler mais »

  • As Subesferas

    Argentina em aflições e "Torre Trump" em Buenos Aires

    Martín Luther King confessou certo dia que se soubesse que o mundo acabaria amanhã plantaria, apesar disso, uma árvore. Donald Trump, dos mais seguros da infinitude do planeta, vai plantando árvores a torto e a direito. No imenso bosque milhardário de Trump, “árvore” significa tudo o que contempla o imobiliário na sua expressão mais associada à monumentalidade e ao espavento. Hotelaria e escritórios para o útil e o fútil cintilam nas opções do homem que tripula a Casa Branca-Multinacional instalada agora em Washington.

    Ler mais »

  • As Subesferas

    "Coisas do outro mundo" na tragédia do Chapecoense

    Olhem se o avião do desditoso Chapecoense tivesse matrícula … africana! Estivesse ao serviço de uma companhia com sede, eu não diria em Pango Aluquém, em Dumba Cambango, mas, enfim, na capital do Ghana, vamos lá … Seria um ai Jesús salpicado de alusões ao “subdesenvolvimento”, ao “atraso”, à “falta de preparação para estas coisas”.

    Ler mais »

  • As Subesferas

    Um povo emocionado mas sem complexos de orfandade

    As despedidas multitudinárias de chefes de Estado carismáticos falecidos em pleno exercício nunca são “iguais”. Distinguem-se nas motivações e no perfil comportamental da população civil, na verdade o elemento sem o qual o fenómeno multitudinário nem sequer se coloca.

    Ler mais »

capa do dia

Get Adobe Flash player

Você e o Jornal de Angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

Enviar carta

Cartas dos Leitores




ARTIGOS

MULTIMÉDIA