Colunas

  • Horizontes

    As "gaffes" de Trump

    Se após a Convenção Democrata o partido conseguiu unir-se mesmo que Hillary Clinton provoque alguns arrepios na ala liberal, a tendência divisiva da cimeira republicana vem-se acentuando à medida que o candidato DonaldTrump acrescenta asneiras em cima de asneiras.

    Ler mais »

  • Horizontes

    Tudo na mesma na frente síria

    Enquanto nos Estados Unidos decorre a campanha eleitoral mais agressiva de que há memória, na Europa se fazem planos e definem estratégias antiterroristas ignorando os efeitos dos cortes orçamentais na segurança, na Turquia continua em curso uma purga inaceitável, na Síria a violência mantém-se e a diplomacia parece esquecida no meio das preocupações imediatas das potências desenvolvidas.

    Ler mais »

  • Horizontes

    Trump e o pesadelo

    Convenções partidárias terminadas, começa finalmente a corrida à Casa Branca. Os Estados Unidos irão viver uma nova fase da já longa corrida eleitoral que terminará a 11 de Novembro próximo com a reunião do Colégio Eleitoral que irá, Estado a Estado, escolher o seu candidato.

    Ler mais »

  • Horizontes

    A versão turca da democracia

    O Presidente turco Recep Erdogan está de facto a destruir o sistema democrático conseguido ao longo de décadas pelo povo turco que, inclusive, o elegeu.

    Ler mais »

  • Horizontes

    Brexit traduz défice democrático na União Europeia

    O défice democrático na União Europeia tem sido nos últimos anos, em particular nas últimas décadas, o maior problema divisivo dentro da UE.

    Ler mais »

  • Horizontes

    Recusa do nuclear de Trump

    A menos de seis meses das eleições para a Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump desenha-se como um sério candidato. Desapareceu das sondagens ponderadas o homenzinho de cabelo ridículo e ar nada presidenciável para em ser lugar surgir o mesmo indivíduo, sem tirar nem por, mas que está apenas 1,5 por cento atrás da putativa candidata democrata Hillary Clinton.

    Ler mais »

  • Horizontes

    A situação económica e social que abana a Venezuela

    Hugo Chávez tomou conta de um país onde sobrava o petróleo, a miséria e a falta de uma política de desenvolvimento. O carisma do “Comandante” colmatava, porém, a falta de uma estratégia económica usando os rendimentos do petróleo para comprar tudo o que a Venezuela não produzia.

    Ler mais »

  • Horizontes

    À espera do golpe no Brasil

    Muito ou o essencial já foi dito sobre o golpe constitucional ou inconstitucional – não conheço em detalhe a Constituição brasileira – que afastou Dilma Rousseff do poder. A verdade nua e crua é que um grupo de presumíveis corruptos indiciados pela Justiça brasileira (alguns condenados) se lançou numa aventura contra outro grupo do mesmo jaez. Pelo meio a Presidente eleita Dilma Rousseff que por entre os seus pecados parece não contar o da corrupção.

    Ler mais »

  • Horizontes

    Trump e a estratégia democrata

    Nas eleições presidenciais norte-americanas, se (e este se é em letras bem sublinhadas) as sondagens fossem fiáveis, ninguém tinha razões para se preocupar, a não ser os republicanos.

    Ler mais »

  • Horizontes

    As confusões de Donald Trump

    O pronunciamento, ou seria discurso, de Donald Trump sobre a política externa se ganhasse as eleições, deixaram diplomatas, jornalistas e observadores ainda mais confusos.

    Ler mais »

capa do dia

Get Adobe Flash player

Você e o Jornal de Angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

Enviar carta

Cartas dos Leitores



ARTIGOS

MULTIMÉDIA