Colunas

  • Mundo Africano

    Renamo volta a esticar a corda

    A situação política e militar em Moçambique, contra aquilo que eram algumas expectativas, continua indefinida depois que o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, veio a terreno dizer que só aceita um cessar-fogo oficial depois da assinatura de um acordo entre o seu partido e as forças do governo.

    Ler mais »

  • Mundo Africano

    A discriminação aos albinos

    As Nações Unidas, através do seu secretário-geral Ban Ki-moon, acabam de reforçar os apelos internacionais que têm vindo a ser feitos por diferentes organizações no sentido de ser colocado um ponto final à discriminação que alguns países ainda fazem em relação aos albinos.

    Ler mais »

  • Mundo Africano

    Elefantes na Tanzânia em risco de extinção

    Os elefantes ainda existentes na Tanzânia correm sérios riscos de extinção caso nada seja feito para travar a caça ilegal que lá continua a ser praticada numa escala verdadeiramente industrial.

    Ler mais »

  • Mundo Africano

    África e as Nações Unidas

    Um assunto que começa a ganhar dimensão a nível das preocupações do continente é o que se prende com a representatividade africana no seio da Organização das Nações Unidas (ONU), mais concretamente no seu órgão máximo: o Conselho de Segurança.

    Ler mais »

  • Mundo Africano

    O exercício da soberania sudanesa

    O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Sudão, exercendo o seu direito de defender a legalidade interna, avisou as Nações Unidas da intenção de não renovar o visto de permanência no país ao chefe do gabinete para a Coordenação dos Assuntos Humanitários daquela organização (OCHA).

    Ler mais »

  • Mundo Africano

    Nigéria e a guerra da propaganda política

    A Nigéria viveu durante a última semana uma outra situação de “guerra”, desta feita de “propaganda política”, em redor da eventual libertação de uma das 276 jovens estudantes que o Boko Haram havia raptado há mais de dois anos de uma escola localizada em Chibok, a norte do país.

    Ler mais »

  • Mundo Africano

    Somália a caminho da sonhada estabilidade

    Os últimos sucessos averbados pelas forças militares somalis contra os terroristas do grupo al-Shabab são um sinal de que a situação no país caminha rapidamente para a estabilidade, o que permite ao Governo, com a ajuda das Nações Unidas e de outras organizações internacionais, levar por diante o seu programa conjunto de repatriamento dos milhares de refugiados que se encontram espalhados pelos países vizinhos.

    Ler mais »

  • Mundo Africano

    Alianças terroristas em África

    Finalmente, as Nações Unidas parecem ter despertado para aquilo que já é, desde há muitos anos, a realidade de as populações africanas estarem a ser confrontadas com o perigo do constante crescimento do fenómeno do terrorismo, tanto na sua perigosidade como na sua localização geográfica.

    Ler mais »

  • Mundo Africano

    O drama dos refugiados moçambicanos

    Agrava-se, a cada dia que passa, o drama dos refugiados moçambicanos que se encontram amontoados em campos de acolhimento do Malawi pois não têm um mínimo de condições de habitabilidade, não obstante estar já em curso um processo de relocalização apoiada pelas Nações Unidas.

    Ler mais »

  • Mundo Africano

    Zimbabwe de regresso à sua moeda

    A persistente crise que afecta o Zimbabwe e que se agrava quase que a cada dia que passa, obrigou o Governo a preparar o caminho para reintrodução no circuito financeiro nacional de uma moeda própria, acabando assim com a prolongada “dolarização” da sua economia.

    Ler mais »

capa do dia

Get Adobe Flash player

Você e o Jornal de Angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

Enviar carta

Cartas dos Leitores



ARTIGOS

MULTIMÉDIA