Colunas

  • Nos tempos que correm

    “Redimidos” alemães na lógica americana das migrações

    A imigração, a nível do planeta, é uma longa escaramuça de determinismos claros ou obscuros. No mundo ocidental a “tradição” interioriza, sobre os imigrantes, uma piedosa ideia-mestra de suporte: “a debandada populacional é sina dos países atrasados”.

    Ler mais »

  • Nos tempos que correm

    O caos desce sobre a Europa

    Olhemos para a Europa de hoje. Estado de emergência em França pelo menos durante três meses, no país onde a privacidade dos cidadãos deixou de ser um direito fundamental e o Chefe de Estado pretende alterar a Constituição invocando a versão mais recente da chamada “guerra contra o terrorismo”, formulação de péssima memória.

    Ler mais »

  • Nos tempos que correm

    Um novo Carlucci em Portugal

    O senhor Sherman está “preocupado”. Ele que abandonou o seu bem-sucedido escritório de advogados em Boston.

    Ler mais »

  • Nos tempos que correm

    O terrorismo verbal dos aliados

    O Presidente dos Estados Unidos da América aconselha o Presidente da Rússia a “focar-se” nos ataques ao Estado Islâmico, ou ISIS, ou Daesh, ou Al-Nusra ou Al-Qaida.

    Ler mais »

  • Nos tempos que correm

    O perfil do terrorista dos nossos dias

    As informações estão em poder da Interpol. Deitar-lhe a mão nestes tempos em que as leis e as fronteiras não são problema para assaltos a vidas, soberanias e privacidades, seria apenas uma questão de, digamos, “vontade. Não é assim que costuma invocar-se?

    Ler mais »

  • Nos tempos que correm

    A matança continua

    Paris, noite de 13 de Novembro de 2015. Depois de Paris em Janeiro de 2015, Nova Iorque, Madrid, Atocha, Líbano, centenas de vezes, enquanto se arrastam as tragédias da Palestina, Afeganistão, Síria, Iraque, Líbia, Iémen, Egipto, Somália, Mali, Nigéria.

    Ler mais »

  • Nos tempos que correm

    Um teste à União Europeia

    Depois da Grécia, e em condições com alguns pontos de contacto e abundantes dissemelhanças, Portugal está a deixar a União Europeia perante um novo teste ao conceito de democracia que pretende tornar único no universo dos 28 Estados membros.

    Ler mais »

  • Nos tempos que correm

    Espionite entre amigos

    A imprensa da Alemanha dá conta de que os serviços de espionagem do país (BND) devassam entidades governamentais e não governamentais de países “amigos e aliados” e de organizações internacionais, designadamente o Comité Internacional da Cruz Vermelha.

    Ler mais »

  • Nos tempos que correm

    O "apartheid" de uma visão do europeísmo

    Ser ou não ser europeísta, eis a questão brandida como o mais recente método de apartheid político, espécie de segregação entre os “bons” que se ajoelham perante Bruxelas e os “maus” para quem a democracia ainda significa o respeito pelo que a maioria dos cidadãos decidem.

    Ler mais »

  • Nos tempos que correm

    As diferenças da eficácia na Síria

    Depois de ter afirmado pelo menos 16 vezes que jamais enviaria tropas para o terreno na Síria, o Presidente dos Estados Unidos decidiu remeter um grupo de operações especiais para o norte deste país do Médio Oriente.

    Ler mais »

capa do dia

Get Adobe Flash player

Você e o Jornal de Angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

Enviar carta

Cartas dos Leitores



ARTIGOS

MULTIMÉDIA