Opinião

A palavra do directorver todas

Optimizar o discurso e valorizar a intervenção

Optimizar o discurso e valorizar a intervenção

A última semana ficou marcada pela presença do Presidente, João Lourenço, numa reunião do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França. O Chefe de Estado angolano discursou, pela primeira vez, nesse reduto de enorme influência, de tal sorte que também delibera em situações determinantes pelo mundo. Para se ter a mais básica ideia do poder que dele imana,  é este órgão da União Europeia que exerce o controlo democrático das instituições da comunidade, decide sobre os acordos internacionais e realiza observações eleitorais. Portanto, um meio resolutivo que tem força suficiente para alterar, positiva ou negativamente, o curso da vida em outros países.

As palavras na música

As palavras na música

Nunca a música que se faz em Angola foi tão apreciada como nos últimos anos. E nos mais diferentes estilos. Do Semba ao Rap, da Kizomba ao Kuduro, tendo pelo meio novas tendências melódicas, como a que se assemelha ao Pagode brasileiro, a diversidade de ritmos é um facto inquestionável. Custa até acreditar que, há um par de décadas, muitos compatriotas viravam costas aos sons que os identificam culturalmente, preferindo, ao invés, oferecer os ouvidos e o corpo a cadências de outros espaços geográficos.

Citaçõesver todas

“Um cidadão que, por exemplo resida no Kilamba, pode concorrer em Viana, onde eventualmente cresceu”
Adão de Almeida | Ministro da Administração do Território e Reforma do Estado a propósito das Eleições Autárquicas

“A Spirulina é um produto certificado internacionalmente, afigura-se como defensor do sistema imunológico do ser humano, ao mesmo tempo que estimula o alto rendimento desportivo e assegura o crescimento sadio das crianças, esperando-se, por isso, o envolvimento da sociedade
na sua produção, comercialização e consumo”
Carlos Martinó Cordeiro | Secretário de Estado das Pescas

“A nossa visão passa por uma vertente solidária, gestão participativa e mais próxima dos associados, caminhando lado a lado com estes na busca constante da satisfação e do bem-estar”
Zeca Moreno | No acto de apresentação da sua candidatura à presidência da Comissão Directiva da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autores (UNAC-SA). 

Os nossos cidadãos devem perceber que vale a pena fazer parte da comunidade, não só pelos actos de cooperação que aqui e ali vamos realizando, com maior ou menor intensidade, mas principalmente pelas vantagens directas e até pessoais que poderão obter do facto de estarem inseridos numa comunidade como a nossa”.
João Lourenço - Presidente da República, na cerimónia de encerramento da 12ª Cimeira da CPLP

Só com o aumento da produção nacional poderemos criar mais empregos e assim aumentarmos os rendimentos das populações, melhorando a qualidade de vida .”
Manuel Nunes Júnior - Ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social

O sector não petrolífero é o que mais cria postos de trabalho e que portanto mais capacidade tem de absorver a força de trabalho formada no sistema de ensino e de formação profissional.”
 Idem

O crédito malparado acontece quando o devedor deixa de pagar regularmente o valor que  deve ao banco e isto pode acontecer por variadas razões.”
Rosário José Matias - Presidente da Comissão Executiva do Banco de Investimento Rural

Cada um dos nossos  países está inserido em zonasde integração  regional em África, na Europa, na América latina e na  Ásia, o que nos permite potenciara nossa  cooperação económica, aproveitando as grandes potencialidades que cada um dos nossos mercados oferece.”
João Lourenço | Presidente da República   


Um cidadão que, por exemplo, resida no Kilamba pode concorrer em Viana, onde eventualmente cresceu. Se achar (cidadão eleitor) que este candidato (de um outro município) não deve ser eleito, vota num outro (residente no seu município).
Adão  de Almeida   -Ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, referindo-se às candidaturas a presidente  de Câmara, no quadro da implementação das autarquias   


“Com base em quê  se  diz que os municípios com autarquias vão desenvolver-se mais que os outros? Será que pôr por exemplo as autarquias no Dirico e não pôr no Lobito fará com que aquele (município do Cuando Cubango) vai desenvolver-se mais?
Idem


Enviámos uma mensagem clara de que fazemos uma frente comum contra o proteccionismo.”
Donald Tusk | Presidente  do Conselho Europeu, em alusão ao acordo de comércio livre, assinado  pelo Japão e pela União Europeia, que cria um dos maiores blocos comerciais do mundo   


“A Itália é o país europeu que mais sofreu com as sanções contra a Rússia; é absolutamente legítimo que a Rússia se sente à mesa dos grandes.
Matteo Salvini | ministro do Interior da Itália    

“Todos nós sabemos  que a inversão dos nossos  valores e a decadência moral  têm como uma das fontes  esta  nova realidade (as redes sociais), à qual  reconhecemos  inúmeras vantagens, mas lamentamos esta influência  negativa.”
Fernando da Piedade Dias dos Santos | Presidente da Assembleia Nacional   


Ao invés de gradualismo geográfico, poderiam ser criadas autarquias supra-municipais e, à medida que forem criadas condições, as mesmas libertar-se-iam de forma gradual, constituindo-se em autarquias municipais.”
D. Manuel Imbamba | Arcebispo de Saurimo e  porta-voz  da Conferência Episcopal  de Angola e  S.Tomé (CEAST), que entende que devem prevalecer as razões de justiça  mais do que as razões  de estratégia política    


O maior trabalho que temos de fazer é de educação ética  dos nossos governantes, para poderem encarar
a gestão com outros olhos.

Idem


“Hoje, nas conversações  que tivemos,  decidimos  corrigir todos os aspectos negativos entre a América e a Rússia 
e regressar à  cooperação positiva.

Vladimir Putin | Presidente da Rússia, depois do encontro com  o Presidente norte-americano, Donald Trump, em Helsínquia


“A Rússia nunca interferiu nas eleições americanas e nunca teve essa intenção; se existem provas, vamos ver e analisar essas provas.”
Donald Trump | Presidente dos Estados Unidos

Colunas

Mundo Africanover todas

Renamo volta a esticar a corda

Roger Godwin |

Ler mais

Nos tempos que corremver todas

“Redimidos” alemães na lógica americana das migrações

Luis Alberto Ferreira |*

Ler mais

As Subesferasver todas

Contra-cultura e contra-informação no caos argentário

Luis Alberto Ferreira

Ler mais

Crónicas à Média Luzver todas

Uma conferência em Berlim

Artur Queiroz

Ler mais

Mundo Árabever todas

Víctor Jara e

Luis Alberto Ferreira |

Ler mais

Observatório do Balãover todas

Impulsos patrióticos

Arnaldo Santos

Ler mais

Nova Ordem Internacionalver todas

O estado do Estado

José Goulão

Ler mais

Ventos do Ocidentever todas

Preconceitos com a comida e tripas à moda do Porto

Luis Alberto Ferreira |

Ler mais

Palavras à Soltaver todas

A III República

João Melo |

Ler mais

Terra Comprometidaver todas

As eleições na Grécia e o triunfo do medo

José Goulão|

Ler mais

Tempo

você e o jornal de angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

enviar carta

Multimédia