Colunas

  • Terra Comprometida

    As eleições na Grécia e o triunfo do medo

    Já está. A chantagem, a intimidação e as palavras arremessadas como pedras pela força bruta de Berlim e Bruxelas e respectivas câmaras de eco conseguiram que os partidos a mando da troika tenham maioria suficiente para governar a Grécia.

    Ler mais »

  • Terra Comprometida

    A União Europeia e os ataques ao chamado Estado social

    Diz-se que esta semana é decisiva para a Europa, afinal mais uma porque se repararmos bem todas elas o são.

    Ler mais »

  • Terra Comprometida

    O papel do Estado e o mercado

    Não é segredo que vivemos sob o signo da chamada iniciativa privada. Há décadas que vem sendo inculcada na mente do cidadão comum a certeza de que a sociedade é tanto mais livre e democrática quando maior for o poder do sector privado, quanto menos interventivo for o Estado, quanto mais o Estado estiver ao serviço dos interesses privados.

    Ler mais »

  • Terra Comprometida

    O plano Eureka para a crise

    As políticas de austeridade e de devastação social impostas pela União Europeia e pelo FMI através de toda a Europa, sobretudo nos países com mais relevantes dívidas públicas, têm como consequência óbvia a degradação da situação económica nas regiões directamente atingidas e, por contágio, em muitas outras à mercê das ondas de choque.

    Ler mais »

  • Terra Comprometida

    Euro ao estilo da Alemanha

    Num exercício de manipulação política que espezinha quaisquer sobras de respeito que existam nas instituições europeias pela soberania da Grécia, Bruxelas e Berlim multiplicam mensagens e ameaças aos gregos para as eleições gerais de 17 de Junho.

    Ler mais »

  • Terra Comprometida

    A ditadura da dívida

    Que caminhos segue a democracia representativa, parlamentar, a única segundo os padrões estabelecidos para que se cumpra “o poder do povo”, pelo menos segundo os poderes que se auto-elegeram como vigilantes da aplicação da própria democracia? A pergunta não é retórica, o tema não é académico, é muito terra-a-terra, é o pão para a boca dos nossos dias. Tem que ser tratado sem rodeios, nem divagações, eufemismos e metáforas.

    Ler mais »

  • Terra Comprometida

    Dois murros na austeridade

    As eleições presidenciais em França e legislativas na Grécia confirmaram mais uma vez, através da legitimidade do voto, o que teima em não ser reconhecido por quem verdadeiramente tem os comandos da Europa: existe um antagonismo absoluto entre a vontade popular e as políticas determinadas pelas instituições europeias.

    Ler mais »

  • Terra Comprometida

    O flagelo do desemprego

    Vinte e cinco milhões de pessoas, tal é o número de desempregados na União Europeia, a vigésima parte da população dos 27 países nela agregados.

    Ler mais »

  • Terra Comprometida

    Incoerências e mentiras

    O Bahrein é um pólo desmistificador da operação de propaganda em que se transformou a expressão “Primavera Árabe”, eventualmente bem intencionada na sua génese mais remota e rapidamente aviltada.

    Ler mais »

  • Terra Comprometida

    O super engano de um génio chamado George Orwell

    George Orwell ter-se-á enganado. A sua antevisão do big brother olhando por nós a todos os instantes e em todos os momentos para que não atentemos por obras, palavas nem sequer pensamentos contra o poder instituído, necessita de superlativos. Bigger brother, um irmão ainda mais vigilante, dotado de olhos, boca e ouvidos que já não pertencem a este mundo dos seres vivos mas ao dos milagres da tecnologia, é uma sugestão aceitável, mas vamos por partes.

    Ler mais »

capa do dia

Get Adobe Flash player

Você e o Jornal de Angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

Enviar carta

Cartas dos Leitores



ARTIGOS

MULTIMÉDIA