Opinião

O turismo e o crescimento da economia

O turismo é um sector que, em muitas partes do mundo, é fonte de captação de recursos financeiros, pelos múltiplos serviços. Os governos de muitos países prestam muita atenção à economia do turismo, sobretudo quando esta tem um peso considerável no Produto Interno Bruto.

A crise que se seguiu à queda dos preços do petróleo levou vários países produtores de petróleo a diversificarem as suas economias, de modo a não estarem excessivamente dependentes de apenas um produto gerador de receitas.
O turismo pode transformar-se num sector capaz de contribuir para reduzir o desemprego no nosso país. O turismo, por gerar muitos serviços, pode dinamizar sectores como o da restauração e da hotelaria.
Importa entretanto que, a par do fomento do turismo, haja investimento em infra-estruturas rodoviárias e em energia. para atracção de turistas que geralmente gostam de viajar por estradas e de encontrar hotéis e hospedarias com preços suportáveis.
Os altos preços que são praticados pelos nossos hotéis e pelos serviços de restauração podem inibir potenciais turistas a vir ao nosso país. O turismo é uma fonte de muitos rendimentos para o país, mas temos de criar condições para que os turistas venham a Angola em número elevado, porque até temos boas praias, inúmeras belezas naturais e monumentos e sítios históricos em diferentes províncias . Que não se pense que os turistas são na sua maioria pessoas milionárias. Há turistas que podem vir ao nosso país apenas para conhecer a nossa História, como pode ser o caso de professores e estudantes.
Depois da crise económica e financeira, chegou-se á conclusão de que não podemos viver apenas do petróleo e dos diamantes. O turismo é uma área que ainda está pouco explorada, devendo os bancos potenciar, por via do crédito, o empresariado nacional, com vista a que este possa produzir bens e criar serviços.
A banca comercial deve constituir-se também num factor de desenvolvimento do turismo. Se a economia crescer com o contributo do turismo, os bancos podem também fazer bons negócios.
Muitos estrangeiros querem visitar o nosso belo e extenso território, pelo que temos de ser nós a incentivá-los a vir ao nosso país, por via da facilitação de entrada em Angola, devendo-se e criar pontes com o mundo. Angola é um país que grangeou muito prestígio no mundo, apesar de enfrentar ainda muitos problemas. Não são poucos os estrangeiros que querem conhecer o nosso país, que está hoje aberto ao mundo e que quer trilhar o caminho que nos possa conduzir ao desenvolvimento.

Tempo

você e o jornal de angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

enviar carta

Multimédia