Opinião

Os professores e o ensino

 A educação é um dos sectores mais importantes da vida de qualquer país. Os governos prestam geralmente muita atenção às políticas de desenvolvimento do sector da Educação, que constitui um factor decisivo para o progresso.

Em Angola, as autoridades estão apostadas em concretizar projectos que levem o nosso ensino a uma elevada qualidade, de modo a que o país possa ter quadros capazes de dar solução aos problemas, por via do conhecimento.
São os quadros altamente qualificados que podem dar soluções aos problemas complexos de uma sociedade. Faz, pois, sentido que os nossos governantes estejam centrados na construção de um sistema de ensino com um mínimo de lacunas, do ensino de base ao superior.
Mas a qualidade de ensino não se consegue se não tivermos bons professores. Os professores são um segmento que tem de desempenhar um papel importante no processo de aprendizagem dos alunos. Tomámos conhecimento de que há um concurso público para admissão de mais professores no ensino. É positivo que haja mais docentes no nosso ensino, sendo necessário que eles estejam em todas as regiões do país.
Os concursos públicos têm a vantagem de permitir que sejam recrutados os melhores. mas não basta apenas a avaliação que é feita num concurso público. Será necessário que os nossos docentes admitidos possam ter a possibilidade de continuar a aumentar os seus conhecimentos, com vista a salvaguardar a desejada qualidade do ensino. As competências dos nossos professores devem ser constantemente potenciadas, por via da sua participação regular em cursos de superação profissional, de modo a poderem cumprir com a sua nobre missão.
O desempenho dos nossos professores, do ensino básico , médio e superior, deve estar a um nível capaz de dotar os alunos das ferramentas necessárias para que sejam superadas eventuais dificuldades no processo de aprendizagem.
Sabe-se que se está a trabalhar em reformas no ensino. Que estas reformas priorizem a resolução dos problemas que afectam actualmente os nossos professores. Os professores não podem cumprir com eficiência a sua missão, se a eles não forem dados salários dignos e óptimas condições de trabalho. O esforço que se faz para se conseguir a qualidade do nosso ensino deve também estar focado na dignificação da profissão do professor. Pela sua importante função na sociedade, o professor deve ser acarinhado. Ele presta um serviço que é indispensável, no árduo e longo processo de edificação de uma sociedade próspera.

Tempo

você e o jornal de angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

enviar carta

Multimédia