Opinião

Os servidores públicos e os cidadãos

Num momento em que  se pretende corrigir muitas coisas que andam mal  na nossa  administração pública,  importa que se preste atenção à qualidade dos  quadros que são colocados em instituições  do Estado , com competências para   resolver muitos problemas dos cidadãos. 

\Um dos grandes problemas que temos é  escolher as pessoas certas para os lugares certos. E não há grande dificuldade em  se  escolherem pessoas competentes para dirigirem instituições do Estado. São conhecidos os quadros de elevada competência técnica, estando muitos deles a produzir obras que podem ajudar os governantes a solucionar os problemas da sociedade.
Que se acabe com o mau hábito de se pensar que as pessoas  que criticam este ou aquele aspecto da governação não devem ter a oportunidade de mostrar que podem fazer coisas boas em prol do bem-estar  dos angolanos.
Angola é  de todos os seus filhos que devem poder ter o direito  de trabalhar para o seu engrandecimento. Impedir um angolano competente de assumir cargos públicos, porque    não concorda com isto ou aquilo, é um erro. Em Angola há quadros que querem ser parte da solução de muitos dos nossos problemas. É justo  que se   aproveitem  as competências de todos os angolanos  que  estão em condições de contribuir para  a prosperidade do país. Temos ainda, infelizmente, nas nossas instituições públicas  pessoas que gostam de conviver com a burocracia excessiva. Trata-se de pessoas avessas às mudanças e que não compreendem que as instituições públicas não existem para complicar a vida dos cidadãos.
Os cidadãos devem sentir que a Administração  do Estado existe para resolver os seus problemas. É necessário acabar  com  os maus tratos  a cidadãos  que recorrem aos serviços públicos.  Convém que o  sistema de fiscalização do trabalho que é feito  nas instituições públicas , por via das inspecções, funcione  com eficiência, para  que se possa corrigir oportunamente os erros  que venham a ser cometidos. 
Há  ainda muitos problemas por resolver nas  instituições do Estado, mas podemos solucionar muitos deles se houver mecanismos para superar situações que  causam  problemas graves  aos  cidadãos.
 Um bom servidor público é aquele  que está  permanentemente atento aos problemas dos cidadãos e que tudo faz para  os resolver. Temos de ter nas nossas instituições públicas os melhores quadros, que tenham competência profissional e que estão sempre disponíveis para atender bem as pessoas que têm a obrigação de servir. 

Tempo

você e o jornal de angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

enviar carta

Multimédia