Opinião

A palavra do directorver todas

A raiz do problema

A raiz do problema

Nos últimos tempos, chegam-nos notícias sobre assaltos, burlas, extorsões, violência e morte, que nos deixam perplexos, porque demasiado horríveis para se rodearem de verosimilhança. No rescaldo dessas informações, somos levados a tentar compreender como podem eventos desses ocorrer; como tão hediondos actos são praticados e por quem, sobretudo, quando, entre os protagonistas, contam-se adolescentes e jovens. É verdade que o criminoso não o é pela faixa etária, cor da pele, estrato social ou grau académico. É-o, simplesmente, impelido pelas mais diferentes razões, entre as quais as de índole social.

Optimizar o discurso e valorizar a intervenção

Optimizar o discurso e valorizar a intervenção

A última semana ficou marcada pela presença do Presidente, João Lourenço, numa reunião do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França. O Chefe de Estado angolano discursou, pela primeira vez, nesse reduto de enorme influência, de tal sorte que também delibera em situações determinantes pelo mundo. Para se ter a mais básica ideia do poder que dele imana,  é este órgão da União Europeia que exerce o controlo democrático das instituições da comunidade, decide sobre os acordos internacionais e realiza observações eleitorais. Portanto, um meio resolutivo que tem força suficiente para alterar, positiva ou negativamente, o curso da vida em outros países.

Citaçõesver todas

“É importante, fundamental e vantajoso para todos que  invistam no mercado da comunicação social”
Celso Malavoloneke | Secretário de Estado da Comunicação Social


“Realizamos visitas em todos os municípios do país que vão permitir a inclusão das preocupações apresentadas pela população no OGE para o próximo ano”
Salomão Xirimbimbi | Presidente do grupo parlamentar do MPLA  


“O novo sistema de impostos vai permitir alargar a base tributária a todos os serviços, reduzindo o comércio informal”
Leandro Cruz | Técnico da Administração Geral Tributária (AGT)


“O grupo parlamentar da UNITA foi o único que avançou com iniciativas sobre o poder local e do  repatriamento de capitais”
Adalberto Costa Júnior | Presidente do grupo parlamentar da UNITAx

“A minha prisão foi a última fase de um golpe em câmara lenta destinado a marginalizar permanentemente as forças progressistas no Brasil. Pretende-se impedir que o Partido dos Trabalhadores seja novamente eleito para a Presidência”
Lula da Silva | Ex-Presidente do Brasil

“Os produtores têm de apoiar o Executivo, através do Ministério da Agricultura, sobre as acções direccionada na produção, com propostas valiosas a saírem das províncias”
José Severino | Presidente da Associação Industrial de Angola (AIA)


“A RDC faz fronteira com oito países africanos e a sua estabilidade cria segurança, não só na África Central, mas na região dos Grandes Lagos”
Paulo Lukamba | Deputado do grupo parlamentar da UNITA  


“Muitas casas ficam inundadas e a zona torna-se quase que intransitável. Os moradores têm de se ‘virar nos trinta’ para evitarem o pior”
Feidi Catumbila | Morador da rua da Casa Lurdes, bairro Sagrada Esperança, no distrito urbano da Maianga


“Não sei se vai haver problemas com a Frelimo, porque todos concorremos pelo desenvolvimento do país. Samora Machel junta-se a um grupo da sociedade civil”
Samora Machel | Filho do Presidente Samora Machel a propósito da sua candidatura fora da Frelimo


“Depois de vários anos de reivindicações mais de 80 mil trabalhadores vão beneficiar da nova tabela salarial.”
Eduardo Pedro | Secretário-geral do Sindicato dos Professoresdo Ensino Superior

“A cimeira de Luanda será uma ocasião para que alguns dos líderes da região possam, de facto, abordar, não só a situação, mas fundamentalmente procurar soluções para os problemas que se apresentam.”
Manuel Augusto - Ministro das  Relações Exteriores


A nossa posição é de implementarmos as autarquias em todos os municípios, por entendermos que trazem vantagens aos governados e permitem que todos os cidadãos exerçam o seu direito de cidadania.
 Isaías Samakuva - Líder da UNITA  

Prevemos que a dívida pública de Angola continue a subir em 2018, em grande parte como resultado da desvalorização do Kwanza (…) e da sua subsequente depreciação, mas também devido aos défices orçamentais.”
Comunicado da Agência de Notação de Risco Standard & Poors


Nada mudará o curso das relações entre Angola e Cuba, forjadas em momentos difíceis e marcadas por uma cooperação profícua.
Esther Cardenas - Embaixadora de Cuba

“Angola e Portugal saíram agora de um momento menos bom, mas que felizmente teve o desfecho, que pelo menos da parte de Angola, e acreditamos também que da parte do Governo português parecia o mais lógico”
Manuel Augusto | Ministro das Relações Exteriores


“ A visita do primeiro-ministro (português) será o primeiro acto desta retomada , ao que se seguirá uma visita do Presidente João Lourenço a Portugal , cujas datas estamos a negociar e, provavelmente, depois uma visita oficial do Presidente luso Marcelo Rebelo de Sousa”
 Idem   


“Somos todos chamados a contribuir para que este instrumento jurídico possa trazer benefícios aos antigos combatentes e veteranos da Pátria”
Kundi Paihama | Governador do Cunene, referindo-se à proposta de lei do antigo combatente e veterano da Pátria que está a ser submetida a consulta pública


“Eu espero que nestas eleições o povo escolha e acredite naqueles que, de facto, nos tragam um programa com cabeça , tronco e membros. (...) o senhor que está a governar hoje - o que é que dizia em 2014? Que dinheiro é capim. Ele até poderá ter. Não sei de onde vem. Não conheço as suas empresas”
Fradique de Menezes | Ex-Presidente de São Tomé e Príncipe, sobre as próximas eleições de 7 de Outubro

Colunas

Mundo Africanover todas

Renamo volta a esticar a corda

Roger Godwin |

Ler mais

Editorialver todas

Contra a destruição dos bens públicos

Ler mais

Nos tempos que corremver todas

“Redimidos” alemães na lógica americana das migrações

Luis Alberto Ferreira |*

Ler mais

As Subesferasver todas

Contra-cultura e contra-informação no caos argentário

Luis Alberto Ferreira

Ler mais

Crónicas à Média Luzver todas

Uma conferência em Berlim

Artur Queiroz

Ler mais

Mundo Árabever todas

Víctor Jara e

Luis Alberto Ferreira |

Ler mais

Observatório do Balãover todas

Impulsos patrióticos

Arnaldo Santos

Ler mais

Nova Ordem Internacionalver todas

O estado do Estado

José Goulão

Ler mais

Ventos do Ocidentever todas

Preconceitos com a comida e tripas à moda do Porto

Luis Alberto Ferreira |

Ler mais

Palavras à Soltaver todas

A III República

João Melo |

Ler mais

Terra Comprometidaver todas

As eleições na Grécia e o triunfo do medo

José Goulão|

Ler mais

Tempo

você e o jornal de angola

PARTICIPE

Escreva ao Jornal de Angola.

enviar carta

Multimédia