Resultado de Pesquisa

Filtrar por Data

Angola e a RDC de mãos dadas

A escolha de Angola para a primeira visita de Estado por parte do Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, constitui uma demonstração clara da aproximação entre os dois povos e Estados. Em África, a experiência política tem demonstrado que quando os líderes políticos dão a dianteira, na promoção dos laços entre os Estados, os povos e todos os outros sectores acabam, por arrasto, de dar continuidade.

Embaixadores convidados a ajudar na divulgação da imagem de Angola

O Presidente da República pediu o apoio dos embaixadores acreditados no país na divulgação da imagem da nova Angola. Ao discursar na cerimónia de cumprimentos de Ano Novo do corpo diplomático, João Lourenço salientou que o combate à corrupção e o  processo de credibilização do Estado são tarefas contínuas. Acrescentou que Angola é hoje um país mais aberto ao investimento privado. O Chefe de Estado lembrou que, no ano transacto, foi desenvolvida uma diplomacia activa, com um pendor económico muito forte que possibilitou a captação de investimentos e o aumento  do interesse de novos investidores privados. “Hoje é convicção geral de que a impunidade em relação às práticas lesivas ao erário tem os dias contados, o que tem  contribuído para uma mudança da imagem de Angola, a nível interno e internacional”, disse  o Chefe de Estado.

Citações

“Cada um dos nossos países tem muito a oferecer ao outro. Se formos pragmáticos, acredito que todos ganharemos  e conseguiremos ultrapassar  paulatinamente  alguns dos desafios comuns”
João Lourenço | Presidente da República, em declarações à imprensa, no termo das conversações com o seu homólogo do Congo Democrático, Felix Tshisekedi

“Angola e a República Democrática  do Congo são dois países vizinhos que partilham uma longa fronteira terrestre comum e cuja  História e cultura se cruzam ao longo dos tempos, desde o Reino do Congo”
 Idem  

“Vamos combater este mal até às últimas energias. O  Congo que deverá  ser construído deve ser unido e que não tenha lugar a raiva ou  discriminação. Prometi e vou fazer”
lix Tshisekedi | Presidente da  República Democrática do Congo,  referindo-se aos  conflitos étnicos  no leste  do seu país, em declarações à imprensa, durante a sua visita a Angola

“Sabemos agora o que é a União  Europeia. Por um lado falam de eleições e democracia e depois, através da violência e de estratagemas,  querem derrubar um Governo. Como podem pôr na presidência  alguém  que nem sequer foi eleito?”
Recep Erdogan | Presidente da Turquia, em alusão à crise política na Venezuela

Tempo

Multimédia