Resultado de Pesquisa

Filtrar por Data

A normalização das relações diplomáticas entre Angola e EUA

Num dia como hoje, há 25 anos, os Estados Unidos da América (EUA) anunciaram formalmente a normalização das relações diplomáticas com Angola. Terminava assim um período de quase duas décadas de tensão política e de um ambiente de confrontação entre os dois países, embora indirecta e por actores interpostos, que tinha caracterizado a sua vivência bilateral durante a fase derradeira da Guerra Fria.

Há um salto qualitativo nas relações entre Angola e Cabo Verde

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, está em Angola desde sábado para uma visita oficial. A realização de encontros bilaterais ao mais alto nível com individualidades angolanas, reuniões com empresários e visita à comunidade cabo-verdiana residente no país são os pontos altos da primeira visita de Ulisses Correia efectua, enquanto Primeiro-Ministro, a um país africano. Em entrevista concedida ao Jornal de Angola na cidade da Praia, poucos dias antes de se deslocar à Angola, o Chefe do Governo de Cabo Verde ressaltou a importância
de promover o reforço das relações bilaterais, comerciais e do diálogo político com vista ao desenvolvimento de mecanismos eficazes de cooperação que sustentem uma almejada parceria estratégica diversificada.  Ulisses Correia não avança receitas para o aprofundamento dos laços históricos entre os dois Estados, razão pela qual diz viajar com um “livro aberto”. A inserção de Cabo Verde na sub-região africana em que está inserido, a visão estratégica sobre a CPLP e outras notas dominantes do seu Programa de Governo, com ampla repercussão na política externa do arquipélago insular situado num ponto de extrema relevância geopolítica, constituem igualmente pontos altos da entrevista.

Tempo

Multimédia