Política

Adalberto Júnior e Pedro Cachiungo pré-candidatos à liderança da UNITA

Os deputados Adalberto Costa Júnior e Estêvão José Pedro Cachiungo entregaram as pré-candidaturas para concorrerem a sucessão de Isaías Samakuva na presidência da UNITA, informou terça-feira, à Rádio Nacional de Angola, o porta voz da comissão organizadora do XIII Congresso Ordinário do partido, Anastácio Ruben Sicato.

Fotografia: DR

Anastácio Ruben Sicato disse que até ao momento apenas Pedro Cachiungo e Adalberto Costa Júnior tinham manifestado a intenção de concorrer à liderança da UNITA, cuja eleição acontece no XIII Congresso Ordinário do partido, que se realiza entre os dias 13 e 15 de Novembro. O período para a formalização das candidaturas é de 16 a 30 de Setembro.

Ruben Sicato esclareceu que os candidatos devem reunir determinadas condições para concorrerem ao pleito. "Os membros que se querem candidatar vão ter de recolher 50 assinaturas em cada província e mil a nível da Comissão Política (órgão da UNITA equivalente a Comité Central)", exemplificou. As candidaturas devem ser aprovadas por duas comissões. a de mandatos e a eleitoral. "A comissão de mandatos vai verificar se a candidatura está conforme recomendam os estatutos e depois entrega o dossier à comissão eleitoral. Por sua vez, a comissão eleitoral confirma que está tudo em condições e declara que os pré-candidatos são mesmo candidatos. A partir daí abre-se um período de campanha eleitoral", esclareceu Ruben Sicato.

Tempo

Multimédia