Política

Angola e Rwanda estreitam relações na área de segurança

O reforço da cooperação entre Angola e o Rwanda na área da Segurança Pública esteve em abordagem durante um encontro, sexta-feira, em Luanda, entre o ministro do Interior, Eugénio Laborinho, e o embaixador daquele país Wellars Gasamagera.

Ministro Eugénio Laborinho quer mais cooperação
Fotografia: Mota Ambrósio | Edições Novembro

Os dois países têm um acordo no domínio da segurança e ordem pública, que define as linhas concretas de actuação. À imprensa, Eugénio Laborinho enalteceu as excelentes relações de cooperação, sobretudo em questões ligadas à paz e segurança na região dos Grandes Lagos. Realçou que as relações entre os dois Estados foram consolidadas com a visita, este ano, do Presidente de Angola, João Lourenço, à Kigali, onde manteve um encontro com o homólogo, Paul Kagame.
O ministro do Interior reconheceu, também, o grau de desenvolvimento sustentável do Rwanda, fruto da estratégia do Executivo daquele país, e manifestou o interesse do Ministério do Interior colher experiências no domínio da segurança pública. Os dois países trabalham na isenção de vistos em todos tipos de passaportes.
Da parte do Ruanda, o embaixador reiterou o desejo de o seu país ratificar o acordo de isenção de vistos e, de igual modo, em conjunto, elaborar programas para a célere implementação dos instrumentos jurídicos existentes.

Wellars Gasamacera manifestou, igualmente, o interesse do seu país em continuar a colher experiência de Angola nos vários domínios e felicitou o Presidente de Angola, pelo posicionamento na região dos Grandes Lagos.

Tempo

Multimédia