Política

Angola e Uruguai reforçam cooperação em várias áreas

O ministro uruguaio das Relações Exteriores, Rodolfo Nin Novoa, chega hoje a Luanda, para uma visita de trabalho de três dias.

Fotografia: DR

Segundo uma nota de imprensa, o ministro angolano das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, e o homólogo uruguaio vão co-presidir, amanhã, a um encontro de trabalho entre as delegações ministeriais dos dois países, seguido da assinatura dos instrumentos jurídicos e do comunicado conjunto.
No dia seguinte, esclarece a nota, realiza-se a abertura da primeira sessão da comissão mista entre os dois países, seguido de intervenções do ministro do Comércio de Angola e co-presidente da Comissão Bilateral, Jofre Van-Dúnem Júnior, ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, presidente do Conselho de Administração da AIPEX, Licínio Contreiras, e do presidente do Conselho de Administração da Angola Cables, António Nunes.
Durante os trabalhos, haverá ainda reuniões técnicas multissectoriais. Serão assinados acordos no domínio da facilitação de vistos para homens de negócio, cooperação e assistência administrativa mútua aduaneira, do ensino superior, ciência, tecnologia e inovação e um Memorando de Entendimento sobre cooperação entre o Instituto Superior de Relações Internacionais “Venâncio de Moura” e a Academia Diplomática do Uruguai.
Angola e Uruguai estabeleceram relações diplomáticas a 26 de Março de 1988. Desde então, as relações bilaterais passaram por diferentes etapas de evolução e afirmação, quer no contexto político-diplomático, quer no âmbito da cooperação Sul-Sul.

 

Tempo

Multimédia