Política

Angola reafirma aposta na Zona Livre

Angola reiterou, ontem, na sede da União Africana, em Addis-Abeba, o engajamento em contribuir para a materialização da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), cujo processo de ratificação do acordo “está numa fase avançada”.

Fotografia: DR


A posição foi reafirmada pelo representante permanente de Angola junto da UA e na Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), Francisco da Cruz, ao ser recebido, em audiência, pelo secretário-geral da ZCLCA, Wamkele Mene, na capital etíope.

O diplomata recordou que o Presidente João Lourenço esteve entre os primeiros líderes africanos a assinar o acordo, no quadro da 10ª Cimeira Extraordinária da União Africana, a 21 de Março de 2018, em Kigali, Rwanda, consagrada ao lançamento formal da ZCLCA. O embaixador Francisco da Cruz reagia ao desejo manifestado pelo secretário-geral da ZCLCA, Wankele Mene, sobre a importância de Angola ratificar o acordo, antes da sessão extraordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da UA, prevista para 5 de Dezembro, na África do Sul.
Esta cimeira vai analisar o progresso registado na criação da ZCLCA, que consta entre os projectos emblemáticos da Agenda 2063 da UA.

Tempo

Multimédia