Política

Angola na reunião sobre a integração

Angola participa, desde quinta-feira, em Pretória, África do Sul, no Fórum de Negociações Comerciais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa).

O fórum discute aspectos sobre o comércio regional, nomeadamente o protocolo sobre as trocas comerciais e o protocolo do comércio de serviços, dois instrumentos de capital importância.
O protocolo do comércio de serviços ainda não está em vigor, tendo em conta a necessidade de mais quatro países remeterem os seus instrumentos de ratificação ao Secretariado Executivo da SADC, incluindo Angola.
A reunião de técnicos (Fórum de Negociação) antecedeu à reunião dos altos funcionários, que decorreu de 19 a 20 de Julho e que serviu para a preparação  da reunião dos ministros do Comércio, que terá lugar hoje, para decidir sobre os aspectos negociais relativos à implementação do Protocolo sobre Trocas Comerciais. Na XXX reunião do Comité de Ministros do Comércio da SADC, Angola deve informar aos restantes Estados-membros sobre a aprovação do roteiro para adesão da Zona do Comércio Livre (ZCL) da SADC, cumprindo dessa forma com as suas obrigações ao nível regional, tendo em conta o facto de ter ratificado o Protocolo sobre Trocas Comerciais em 2003.
O roteiro para a implementação da ZCL-SADC foi aprovado em sede da Comissão Económica do Conselho de Ministros em Maio de 2018, com a data indicativa de Junho de 2019 para a entrega das ofertas de desarmamento pautal aos Estados-membros da SADC, sendo uma oferta básica para a África do Sul, devido ao seu nível de desenvolvimento e outra diferenciada para os restantes países.
Angola preside actualmente o órgão de cooperação política, defesa e segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), onde desempenha um papel activo na pacificação da região austral do continente africano.

Tempo

Multimédia