Política

Angolanos no Zimbabwe gozam de boa reputação

Guilhermino Alberto / Harare

A comunidade angolana no Zimbabwe goza de grande reputação no país de acolhimento, assegurou ontem o coordenador da Casa de Angola, José Manuel Francisco “Zé Miranda” em declarações ao Jornal de Angola.

Fotografia: DR

Zé Miranda revelou que há uma geração de angolanos que vive no Zimbabwe, na região turística de Vitoria Falls, há mais de 50 anos, desde o tempo da então Rodésia do Sul, que pretende restabelecer os laços com o país de origem.São cidadãos que chegaram ao Zimbabwe para trabalhar nos caminhos de ferro, mas cujos filhos e netos dão hoje cartas em vários sectores económicos e sociais do país. “São cidadãos que têm dupla nacionalidade, a angolana e a zimbabweana, mas de quem nos sentimos muito orgulhosos pelo que fazem e por manterem sempre presente a nossa cultura”, disse Zé Miranda. “Provenientes maioritariamente da região centro-sul do país, esses nossos compatriotas são verdadeiros cultores das nossas tradições. Os filhos e netos, mesmo tendo aqui nascidos e não conhecendo o país dos pais, falam o Umbundo com uma fluência impressionante”, ressaltou.
Segundo o coordenador da Casa de Angola no Zimbabwe, o sector de migração da Embaixada projecta levar algumas dessas famílias ao país, “para terem um contacto mais directo com as nossas raízes”. Mesmo estando a viver em Vitoria Falls, distante da capital do Zimbabwe, Zé Miranda disse que esses cidadãos fazem sempre questão de estar representados nas celebrações nacionais promovidas pela missão diplomática em Harare.
Sublinhou que muitos deles são bem qualificados e querem partilhar essa experiência com empresários nacionais. “A Casa de Angola, que está organicamente ligada à Embaixada, está aberta a estabelecer a ponte para a criação de parcerias entre esses nossos cidadãos, em particular, e os zimbabweanos, de um modo geral”, referiu.

Tempo

Multimédia