Política

As eleições na imprensa internacional

A votação em Angola dominou ontem as atenções da imprensa mundial, que destacou nos seus espaços noticiosos a serenidade, civismo, patriotismo e a conduta pacífica de todos os envolvidos.

O Diário de Notícias, de Portugal, destacou a votação do Presidente José Eduardo dos Santos, num texto onde também descreve a expectativa dos novos eleitores.
Sob o título “entre a despedida do PR e o friozinho da primeira vez”, o periódico fecha com uma fotografia do estadista e de um jovem eleitor. A RTP publicou na abertura: “votação em Angola decorre sem incidentes” e a TSF titula “Dia de eleições em Angola”, enquanto a agência brasileira EBC escreve que “eleições que definirão novo presidente em Angola transcorrem normalmente”.
Já a Globo, do Brasil, questiona quem será “o próximo presidente”. O jornal sul-africano Daily Maverick titula “angolanos elegem substituto de Dos Santos”, a rede televisiva árabe Al Jazeera diz que “Lourenço e MPLA mais perto da vitória”. A britânica BBC News escreve: “Angolanos escolhem substituto de José Eduardo dos Santos”. Já o diário francês Le Monde destaca “viragem histórica em Angola” e o norte-americano Washington Post fala da escolha do “próximo presidente da República”. A agência noticiosa norte-americana Associated Press publicou vídeos sobre a votação dos concorrentes.

Tempo

Multimédia