Política

Associação entrega lista de pessoas que transferiram dinheiro

A Associação Mãos Livres entregou ontem, ao Banco Nacional de Angola, uma lista com nomes de pessoas que supostamente transferiram dinheiro de forma ilegal para o exterior. A lista tem nomes, números das contas bancárias e as datas de algumas das transferências realizadas supostamente de forma ilícita.

Fotografia: Contreiras Pipa | Edições Novembro

 O relatório, com mais de 150 páginas denominado    “ fraude em alta escala”, faz menção ao processo alegadamente ilícito que terá rodeado o contrato da dívida de Angola com a Rússia, em 1996.
O documento revela que cidadãos russos e angolanos terão recebido lucros chorudos como resultado desta transacção.Salvador Freire disse que a associação conseguiu  localizar números de contas e dinheiros que estão depositados fora
e saíram do país de forma ilegal. De acordo com o relatório, a dívida de Angola rondava em cinco mil milhões de dólares
e foi reduzida para 1. 5 mil milhões de dólares após negociações com a Rússia.  Deste montante, explicou, 1.3 mil milhões
de dólares foram pagos através de intermediários,  e que beneficiários particulares terão ficadocom 386 milhões
de dólares. O documento foi concluído em 2013.
Recentemente o secretário para os Assuntos Políticos, Constitucionais e Parlamentares do PR, Marcy Lopes, disse que o Executivo desconhece o valor global do dinheiro domiciliado no exterior.

Tempo

Multimédia