Política

Bornito de Sousa reuniu com administração pública

Vice-Presidente da República esteve na Escola de Administração
Fotografia: DR

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, reuniu-se ontem, na Escola Nacional de Administração (ENAD), com os principais responsáveis da Rede de Instituições de Formação da Administração Pública (RIFAP).
De acordo com uma nota do Gabinete do Vice-Presidente da República, a reunião, a que participou também o ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato, teve como principal objectivo lançar as bases do projecto de criação de um centro de excelência para formação de quadros da função pública, no quadro do programa de refor-ma e modernização da Administração Pública.
Criada em Março do ano passado por Decreto Presidencial, a RIFAP rege-se por regulamento próprio e congrega instituições de formação da administração pública tais como a Escola Nacional de Administração (ENAD), o Instituto de Formação para a Administração Local (IFAL), o Instituto de Formação das Finanças (INFORFIP), o Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI), a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), o Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação (INFQE) e o Instituto Nacional de Estudos Judiciários (INEJ).
Podem ainda integrar a Rede de Instituições de Formação da Administração Pública outras instituições de formação para a administração pública, estabelecendo o seu regulamento que a mesma tem, entre outras atribuições, promover a cooperação, o diálogo e o uso partilhado de recursos materiais e imateriais de formação entre os seus membros, bem como identificar necessidades, redundâncias e oportunidades de formação da Administração Pública.
Fazem ainda parte do leque de atribuições da referida instituição, estabelecer uma plataforma electrónica que assegure a comunicação, a gestão partilhada das acções de formação e a oferta de cursos. Colabora, também, com os organismos da Administração Pública na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas e ac-ções estratégicas no domínio da formação dos funcionários públicos.

Tempo

Multimédia