Política

Candidatos a secretário-geral da JURA são conhecidos hoje

Os candidatos definitivos à liderança da JURA são conhecidos hoje, durante um acto a ter lugar no secretariado-geral da UNITA, em Luanda, indica uma nota da subcomissão eleitoral do IV congresso ordinário da organização, que se realiza de 8 a 10 de Novembro.

Comités provinciais elegeram delegados ao IV Congresso
Fotografia: Angop

De acordo com a nota, no mesmo acto, é feito o sorteio dos candidatos apurados para o seu posicionamento no boletim de voto.
Até ao acto de hoje, são conhecidos oito pré-candidatos ao cargo de secretário-geral da JURA, nomeadamente Oseias Pedro Malaca Chilemba, Alicerces Paulo Bartolomeu Mango (secretário-geral cessante), Samuel Piedoso de Carlos Sabino, Agostinho Kamuango, Manuel da Costa Ekuikui, António das Dores Miguel, Rafael Mukanda e Elsa da Silva Pataco.
O candidato eleito a secretário-geral da JURA terá, entre outros privilégios, o estatuto de membro do comité permanente da UNITA.
Para o presidente da comissão eleitoral do congresso da JURA, José Eduardo, este número elevado de candidatos representa “uma nova áurea e um sinal de democracia interna.”
Para a selecção dos candidatos definitivos, se teve em conta alguns requisitos, entre os quais se destaca a necessidade de o pré-candidato ter, pelo menos, dez anos de militância, 35 assinaturas de membros do comité nacional da JURA - dos quais nove círculos provinciais -, dez assinaturas de membros do comité permanente da UNITA e ter as quotas em dia. A campanha eleitoral começa oficialmente amanhã.
O deputado Gaio Kakoma, coordenador da comissão organizadora do congresso da JURA, esclareceu ao Jornal de Angola que o conclave não é simplesmente electivo.
Durante o encontro, disse, os delegados vão fazer o balanço do mandato da actual direcção, alterações aos estatutos da JURA e traçar as acções a serem desenvolvidas nos próximos quatro anos, estando a preparação das autárquicas de 2020 e as eleições gerais de 2022 entre as prioridades das actividades.

Tempo

Multimédia