Política

Candidatos fazem campanha nas redes sociais

Bernardino Manje

Depois da abertura oficial, no sábado, da campanha eleitoral para a eleição do próximo secretário-geral da JURA, a “caça ao voto” intensifica-se nas redes sociais, nomeadamente no facebook, onde candidatos procuram aproveitar ao máximo a força daquele meio de comunicação para a conquista do “cadeirão” em Novembro, no IV Congresso Ordinário da organização.

Fotografia: Jaimagens | Ediçõs Novembro

Na página de Agostinho Kamuango, candidato n.º 5 no boletim, pode ler-se que “a JURA não precisa de oradores forjados, nem de supostos iluminados que digam possuir soluções mágicas. A JURA precisa de um líder capaz de guindar-se à latitude dos tempos, capaz de congregar todos (...). A JURA precisa de um líder que esteja preparado para enfrentar obstáculos (...)”.
Nelito Ekuikui, n.º 4 no boletim, concorre com o estatuto de deputado mais novo. “É nosso foco promover e liderar as lutas de reivindicação e de pressão para permitir o cumprimento das políticas do Governo que visam a satisfação das necessidades da juventude”, prometeu Ekuikui, para quem isso não é uma mera miragem, mas um facto “porque temos fé”.  
Número 1 no boletim, Elsa Pataco, que tem entre os apoiantes a deputada Mihaela Webba e o seu marido Alcibíades Kopumi, elegeu como slogan “Vote 1, vote com consciência, vote pensando Angola”. Elsa tem a formação dos membros da JURA como uma das grandes apostas. Para ela, uma organização que não vele pela formação ou que não consiga dar resposta à sua educação estará a mutilar e a impedir o progresso da organização.
O candidato Kafú Sabino exibe um cartaz com o seu rosto, nome e número no boletim de voto, o 7, e cita uma frase do líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi: “Somos uma juventude sacrificada mas não perdida”. O candidato, que tem como mandatária a jornalista Ana Margoso, pretende mobilizar os membros da JURA para a vitória do partido nas eleições autárquicas e nas gerais de 2022.
Oseias Chilemba também aparece com breves mensagens. “Se quer ver a JURA retransformada, vote em Oseias Chilemba, o n.º 8 do boletim”, “Com o lema JURA, retransformar para uma vitória intra-geracional, Oseias Chilemba conta com o teu voto”, são os apelos que po-dem ser encontrados.
Aly Mango, SG cessante e n.º 6 no boletim, apenas ontem abriu a campanha. Outros candidatos são Rafael Mukanda e António das Dores, números 2 e 3 no boletim de voto, respectivamente.

Tempo

Multimédia