Política

Candidaturas nesta semana

As candidaturas para a corrida presidencial na UNITA começam a ser formalizadas no dia 15, numa altura em que faltam dois meses para a realização do XII Congresso do partido, marcado para a primeira quinzena de Dezembro.

Os interessados à liderança do partido devem entregar as suas candidaturas entre os dias 15 e 25 deste mês, devendo a Comissão Eleitoral analisar e aprovar as candidaturas que estiverem conforme os regulamentos eleitorais entre os dias 25 e 30.
A campanha eleitoral decorre de 2 de Novembro a 1 de Dezembro. Até ao momento, apenas o deputado Abílio Kamalata Numa anunciou, informalmente, a intenção de se candidatar à liderança da UNITA.
O presidente cessante, Isaías Samakuva, admitiu ter vontade de abandonar a liderança do partido, depois de três mandatos consecutivos de quatro anos, mas disse que tudo   depende  da vontade dos militantes.
Os estatutos do partido não impõem um limite no número de mandatos, razão pela qual Samakuva pode concorrer aum quarto mandato. No decorrer deste mês vai saber-se se Kamalata Numa concorre  com o actual líder do partido e outros militantes que eventualmente apresentem candidatura.
Um dos co-fundadores das Forças Armadas Angolanas (FAA), Abílio José Augusto Kamalata Numa, é general na reserva e deputado à Assembleia Nacional. Já foi secretário-geral da UNITA na direcção de Isaías Samakuva, tendo sido exonerado a seu pedido.
Presidente da UNITA eleito pela primeira vez em 2003 e reeleito em 2007, Isaías Samakuva ganhou novamente a corrida para a presidência, no último Congresso, realizado em 2011, vencendo  José Cachiungo, actualmente deputado.

Tempo

Multimédia