Política

Cefojor deve ser um centro de excelência

Alberto Quiluta

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, advogou, ontem, em Luanda, a necessidade de se transformar o Cefojor num centro de excelência para a formação de quadros da comunicação social.

Fotografia: Mota Ambrósio| Edições Novembro

No final de uma visita àquelas instalações, Manuel Homem garantiu a melhoria das condições de infra-estruturas , actualização do material tecnológico e reestruturação a nível interno, para a formação de jornalistas, augurando a necessidade de se terem recursos humanos de excelência, para se ter uma comunicação social cada vez melhor e mais próxima dos objectivos pelos quais foi constituído.

Manuel Homem deu a conhecer a existência de um trabalho, em colaboração com várias instituições internacionais “vocacionadas para a formação nas áreas de comunicação social e organizacional que dentro em breve deverão trabalhar com o Cefojor”. 

O ministro das Telecomunicações Tecnologia de Informação e Comunicação Social, instou os responsáveis do Cefojor a trabalharem com especialistas do departamento ministerial que dirige, para o início do processo de transformação daquela estrutura, uma vez que já está em curso a revisão do seu estatuto orgânico.

Acompanhado pelo secretário de Estado da Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, e dos presidentes dos conselho de administração de empresas públicas do sector, o ministro pediu aos quadros do Cefojor “espírito de trabalho abnegado”, pois “depois da tempestade vem a bonança”. 

A funcionar desde 2002, com 71 colaboradores, dos quais 24 efectivos, o Cefojor, segundo o director-geral, Joaquim Paulo, paga salários muito baixos, se comparados aos dos órgãos sob tutela do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.

Em resposta, Manuel Homem tranquilizou a direcção da instituição, afirmando que “nada está perdido”, tendo garantido trabalhar com os órgãos afins para resolver a situação que se vive no Cefojor. O Cefojor tem um estúdio de rádio e televisão, biblioteca, salas de formação, laboratório de imprensa, áreas de publicidade e de espectáculos musicais.

Tempo

Multimédia