Política

Centro de recrutamento projectado para memorial

Osvaldo Ferraz | Malanje

O antigo centro de recrutamento militar Kwenha Kwngungo (CIR 13), localizado na comuna de Cambaxe, município de Malanje, pode ser transformado em memorial, para valorizar os veteranos da pátria contra a ocupação colonial.

Antigos recrutas querem conservar a memória do local
Fotografia: Jaimagens

A intenção foi manifestada pelo director provincial em exercício dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Emílio de Almeida, durante uma visita de membros do Governo, para se inteirar do estado de conservação do espaço.
Durante a visita, enquadrada nas festividades do 15 de Janeiro, data consagrada aos antigos combatentes e veteranos da pátria, Emílio de Almeida fez saber que o Governo da Província de Malanje orientou a direcção local dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria  no sentido de fazer o orçamento para a construção do memorial nos próximo tempos.
Na ocasião, o secretário provincial da Associação dos Antigos Combatentes, Alberto Domingos Van-Dúnem, lembrou que a história do centro remonta há vários anos e que muitos foram os comandantes e nacionalistas recrutados no local, tendo louvado a iniciativa do governo local em honrar aqueles que lutaram para a independência do país.
O referido centro de recrutamento militar (CIR 13) foi construído em 1973, e recebeu a visita do vice-governador provincial para o sector Económico, Político e Social, Domingos Eduardo.

Tempo

Multimédia