Política

Chefe de Estado escreve a Teodoro Obiang Nguema

Uma mensagem do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, é entregue hoje ao homólogo da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbassogo.
É portador da missiva o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, que se encontra em Malabo na qualidade de enviado especial do Presidente da República.

Ministro no aniversário da Independência da Guiné Equatorial
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

O chefe da diplomacia angolana representa o Chefe de Estado nas celebrações do 50º aniversário da Independência da Guiné Equatorial, que se assinala hoje.
Angola e a Guiné Equatorial, dois países membros da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), mantêm fortes relações políticas, diplomáticas e culturais há vários anos. Recentemente, os países concluíram um Acordo de Isenção de Vistos em passaportes diplomático e de serviço, que vigora desde Maio deste ano.
As autoridades dos dois países têm trabalhado no sentido de diversificar a cooperação, adoptando meios que ajudem a identificar interesses comuns, com benefícios recíprocos. A cooperação nos domínios da aviação civil e pescas, aproveitando a extensão marítima de Angola e da Guiné Equatorial tem sido equacionada em benefício dos dois Estados.
O ministro das Relações Exteriores está em Malabo depois de ter integrado a delegação presidencial que, de 8 a 10 deste mês, efectuou uma visita de dois dias à República Popular da China.
Antes, nos dias 6 e 7, o chefe da diplomacia angolana esteve no Japão, onde participou na preparação da 7ª edição da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD VII), agendada para Agosto de 2019.
O regresso a Luanda do ministro Manuel Augusto está previsto para amanhã.

Tempo

Multimédia