Política

Chefes de Estado analisam desafios

Os Chefes de Estado de Angola, João Lourenço, da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, do Rwanda, Paul Kagame, e do Uganda, Yoweri Museveni, reúnem-se, quarta-feira, em Luanda, numa cimeira.

Fotografia: DR

João Lourenço, Félix Tshisekedi, Paul Kagame e Yoweri Museveni participam no encontro para testemunharem a assinatura de instrumentos que consagram os entendimentos alcançados entre o Uganda e Rwanda.
Os entendimentos foram alcançados após diligências encetadas por Angola e coadjuvadas pela RDC, de acordo com uma nota da Casa Civil do Presidente da República.
O encontro surge na sequência da Cimeira quadripartida, realizada a 12 de Julho, em Luanda. Na Cimeira, os quatro Chefes de Estado condenaram a persistência de grupos armados no Leste da RDC, que obstaculizam o processo de paz em curso e desestabilizam os países vizinhos.
Os líderes saudaram os esforços empreendidos pelas autoridades da RDC na pacificação de todo o território nacional, mas condenaram a evolução e persistência dos grupos armados.
Os Chefes de Estado destacaram a importância do “diálogo permanente, franco e aberto” que se deve desenvolver, quer a nível bilateral entre os Estados da região, quer no plano multilateral, para a consolidação da paz e segurança como premissas fundamentais para a integração económica.
No encontro, ficou decidido priorizar a resolução de qualquer diferendo entre os países por meios pacíficos.

Tempo

Multimédia